Psiquiatras relatam aumento de 90% dos casos agravados pela pandemia

Alerta é feito no Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio

Publicado em segunda-feira, 7 Setembro, 2020 - 13:29 Por Ana Lúcia Caldas - Brasília

Estamos no Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

Para Zeina Soares, de 64 anos, a depressão é uma dor da alma.

Estudos apontam que a maioria das mortes por suicídio está associada a um transtorno mental não tratado de forma correta ou identificado e acompanhado.

Com a pandemia de coronavírus a preocupação com a saúde mental aumentou como constata o psicanalista Lenilson Ferreira.

Pesquisa da Associação Brasileira de Psiquiatria com médicos de 23 estados e do Distrito Federal revela que 47,9% dos entrevistados perceberam aumento em seus atendimentos. 89,2% destacaram o agravamento de quadros psiquiátricos em seus pacientes devido à pandemia de covid-19.

A psiquiatra Ana Paula Carvalho cita a quarta onda com a pandemia relacionada a saúde mental e prevista por especialistas americanos. Para ela, o isolamento pode causar sofrimento emocional.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, no mundo a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio e a cada três segundos uma pessoa tenta tirar a própria vida. 90% dos casos podem ser evitados.

Para futuras políticas públicas o Ministério da Saúde realiza um extenso estudo para avaliar transtornos mentais durante a pandemia. Foram colhidos dados socio-demográficos e realizados questionários com a população.

Maria Dilma Teodoro, coordenadora geral de Saúde Mental da pasta revela os dados preliminares

Com a pandemia houve um adoecimento mental também dos profissionais da área de saúde e serviços essenciais que estão na linha de frente de combate à covid-19. O Ministério da Saúde criou um programa pensando neles como conta Maria Dilma Teodoro.

Segundo Leila Heredia do Centro de Valorização da Vida, o número de atendimentos tem se mantido estável mas os temas estão relacionados ao momento.

E como falar com uma pessoa que precisa de ajuda? A dica da psiquiatra Ana Paula Carvalho é se colocar à disposição do outro, para que ele sinta que tem alguém com quem contar.

E se você está passando por um momento difícil pode buscar ajudar em grupos de apoio, nos Centros de Atenção Psicossocial e Unidades Básicas de Saúde, Hospitais e no CVV no 188 ou ainda pela internet.

Com produção de Rosemary Cavalcanti e sonoplastia de Messias Melo. 


 


 


 

Edição: Adrielen Alves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Governo vai expandir possibilidade de sinal de rádio FM

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, assinou nesta quinta-feira (13) uma portaria, junto com o presidente Jair Bolsonaro, para regularizar o serviço de retransmissão de rádio.

Baixar arquivo
Saúde

Rio registra aumento de leitos hospitalares pela 1ª vez em 10 anos

Após a perda de 16 mil leitos hospitalares, apenas entre 2011 e 2019, o Rio de Janeiro viu, em 2020, pela primeira vez, aumento no registro de vagas nas unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Pesquisa DataSenado faz mapeamento de como a pandemia afetou o ensino

Estudante do oitavo ano do ensino fundamental em Brasília, Arthur Cardoso relata os desafios que tem enfrentado desde que as escolas fecharam, por consequência da pandemia do novo coronavírus.
 

Baixar arquivo
Saúde

Planos de saúde devem cobrir teste rápido de Covid-19

Os planos de saúde são obrigados a cobrir os testes sorológicos para a Covid-19. A medida foi aprovada pela Diretoria da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por unanimidade, em reunião nesta quinta-feira (13).

Baixar arquivo
Economia

Governo lança aplicativo eSocial Doméstico para empregadores

A partir de agora o eSocial  tem aplicativo para celulares. Com a medida, empregadores poderão realizar registro do empregado e gerenciamento da folha de pagamento pelo celular.

Baixar arquivo
Política

Saúde diz que usou 48% dos recursos destinados ao combate à pandemia

O Ministério da Saúde gastou 48% dos recursos destinados exclusivamente para o combate à pandemia da Covid-19, informou o ministro interino da pasta, Eduardo Pazuello, durante audiência pública realizada nesta quinta-feira (13) no Congresso Nacional.

Baixar arquivo