Grupo de Trabalho vai ajudar no atendimento a imigrantes venezuelanos

A expectativa é que 300 novos imigrantes cheguem a Rio Branco

Publicado em sexta-feira, 23 Outubro, 2020 - 13:13 Por Bianca Paiva - Brasília

Um grupo de trabalho criado pelo governo acreano vai atuar para fortalecer o atendimento a imigrantes venezuelanos. Atualmente, a Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres apoia 71 indígenas da etnia Warao e outras 9 pessoas não indígenas do país vizinho, na capital Rio Branco. A pasta acredita que, com a abertura das fronteiras, pelo menos, 300 novos imigrantes poderão ser direcionados à cidade.

A intenção é que o grupo auxilie principalmente no abrigamento, segurança e saúde dos estrangeiros, já que o estado não possui uma casa de passagem para acolher pessoas em situação de migração. O trabalho vai ser desenvolvido por integrantes de 7 secretarias estaduais e da representação do Acre em Brasília.

Os venezuelanos indígenas da etnia Warao estão abrigados desde março em uma escola. No local eles recebem assistência social, de saúde, segurança e alimentação. Atualmente, o Acre contabiliza 369 migrantes vivendo no estado distribuídos em quatro municípios.

O governo acreano informou que a secretária Ana Paula Lima apresentou a situação da migração no estado à ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.

O encontro ocorreu em Brasília, no último dia 14. Na ocasião, foi sugerida à ministra a criação de uma força-tarefa interministerial para tratar do assunto. O representante do Acre na capital federal, Ricardo França, está responsável por articular diretamente com a pasta como será a atuação dessa força tarefa no estado.

Edição: Fabiana Pelles

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Eleições 2020

PM reforça policiamento em municípios do Rio onde haverá votação

Para garantir a segurança, a Polícia Militar do Rio de Janeiro vai repetir neste segundo turno das eleições municipais, o esquema montado no dia 15.

Baixar arquivo
Política

Plano de imunização contra a covid-19 está quase pronto, diz Bolsonaro

Bolsonaro voltou a dizer que qualquer vacina que receba a aprovação da Anvisa será comprada pelo governo. Reafirmando que a imunização será voluntária.
 

Baixar arquivo
Saúde

Governo destina R$ 335 milhões para cuidado com bebês prematuros

Cerca de 340 mil crianças nascem antes das 36 semanas todos os anos no Brasil. Além da readequação de 692 maternidades, verba também será destinada a um programa que pretende reduzir especificamente taxas de mortalidade de recém-nascidos.

Baixar arquivo
Eleições 2020

Propaganda política de rádio e TV começa nesta sexta em Macapá

A votação em Macapá foi adiada três dias antes da realização do primeiro turno em todo o país, em 15 de novembro, por causa da crise energética que atingiu o estado do Amapá por 22 dias.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Começa a Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

Proteger de forma integral crianças e adolescentes, garantindo a diversidade e o enfrentamento à violência: esse é o tema da 11º Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento vai até o dia 10 de dezembro, e tem transmissão aberta nas redes sociais do Conanda.

Baixar arquivo
Justiça

STF decide que data de concurso pode ser alterada por motivo religioso

Após três sessões de julgamento, por 7 votos a 4, a Corte entendeu que as provas podem ser remarcadas para outra data que não conste no edital, desde que a mudança não cause prejuízos para a administração pública e à preservação da igualdade na seleção dos candidatos.

Baixar arquivo