Estudo mostra a história do cabelo afro no combate ao racismo

Socióloga fala sobre movimentos que reforçaram a cultura negra

Publicado em 20/11/2020 - 10:04 Por Dayana Vítor - Brasília

''Eu amo meus cachinhos, eu adoro fazer tranças e penteados. Minha mãe me ensina a cuidar e me amar como eu sou”

Essa é a Ana Luiza, de seis aninhos, filha de Márcia Lima. A mãe procura ensinar a filha o quanto é bela por ser negra e ter cabelo afro.

Adriana Ribeiro também é negra de cabelos cacheados, proprietária de um salão afro. Lá, ela reforça nas clientes o desejo de valorizar as madeixas naturais. Mas, apesar disso, Adriana conta que ela mesma precisou passar por uma transição capilar porque, durante anos, usou os fios alisados.

Mas, por que mulheres negras como Adriana alisam seus cabelos por tantos anos? Segundo a dissertação de Mestrado, da socióloga, Anita Pequeno, desde a colonização do nosso país, com a chegada dos europeus, muitos tiveram que abandonar seus costumes e hábitos que representavam sua cultura.

A situação começou a mudar em 1930, ainda segundo a dissertação de Anita. Foi quando o teatro experimental do negro e a frente negra brasileira ajudaram a valorizar as características naturais dessa população.

Nos anos 60 e 70, foram os movimentos “black is beautiful” e “black power” dos Estados Unidos que reforçaram a importância da identidade, da cultura negra, e claro, dos cabelos naturais de negros em todo o mundo.

Depois disso, os salões afro passaram a crescer em vários países. A partir de 2012, o movimento de transição capilar aumentou no mundo.

De acordo com Anita, agora, cada vez mais mulheres negras entendem que mudar o cabelo valoriza sua beleza natural e ajuda na luta contra o racismo.

Com produção de Marcela Rebelo. 

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo