Governo publica novas regras para assistência social de indígenas

Publicado em 23/11/2020 - 19:51 Por Renata Martins - Brasília

Para facilitar a inclusão de famílias de povos indígenas aos serviços e benefícios ofertados pelo governo federal, o Conselho Nacional de Assistência Social publicou nesta segunda-feira (23) uma nova resolução.

A Política Nacional de Assistência Social, dirigida a todas as famílias e cidadãos em situação de vulnerabilidade, já contempla os indígenas. A diretora do Departamento de Proteção Social Básica do Ministério da Cidadania, Tânia Garib, explica que a nova resolução pretende orientar melhor esse atendimento, considerando, por exemplo, aspectos culturais desses povos.

A medida assegura o direito a residentes ou não em terras indígenas. As informações devem ser detalhadas em linguagem acessível, se necessário na própria língua indígena, quanto aos serviços e benefícios ofertados pelo governo federal.

O advogado do Conselho Indígena de Roraima, Ivo Cípio - do povo macuxi - destaca que é difícil para parte da comunidade conhecer seus direitos, e que a entidade acompanha a implementação da nova norma.

As prefeituras serão responsáveis pelos cadastros. As Secretarias de Assistência Social podem solicitar apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai) e de instituições representativas indígenas.

A resolução publicada nesta segunda-feira (23) no Diário Oficial da União entra em vigor em uma semana.

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo