Ligue 180 também aceita denúncias de violência psicológica

De janeiro até agora, foram 159 mil denúncias do tipo

Publicado em 11/11/2020 - 15:06 Por Bianca Paiva - Brasília

A violência contra a mulher se apresenta de várias formas. Não é só a violência física, que deixa marcas no corpo. Existe também a violência psicológica, que não é visível; mas que causa danos emocionais às mulheres.

Esse tipo de violência também é contabilizado pelo Ligue 180, que é a Central de Atendimento à Mulher para denúncias de violência oferecida pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Os números revelam que, desde janeiro até o momento, foram registradas quase 159 mil denúncias de violência psicológica. Dessas, 63.244 estão relacionadas a violência psicológica especificamente contra a mulher. Em mais da metade delas, o agressor é uma pessoa do convívio da vítima ou marido. Mais de 5 mil foram realizadas em público, ou seja, outras pessoas presenciaram as agressões.

A coordenadora-geral do Sistema Integrado de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência do Ministério da Mulher, explica as características da violência psicológica.

Para efeito comparativo, no ano passado o Ligue 180 recebeu mais de 67 mil denúncias de violência doméstica, sendo mais de 17 mil de violência psicológica.

Os dados mostram que a pandemia do novo coronavírus em 2020, que exigiu um isolamento social, contribuiu para o aumento desse tipo de violência, como destaca Vanessa Berbel.

Existem duas categorias dentro da violência psicológica que são registradas pelo ligue 180: uma é quando há ameaça. A outra é a violência moral, que inclui calúnia, difamação e injúria. Todas são consideradas crimes previstos no Código Penal Brasileiro.

As denúncias e pedidos de informações pelo Ligue 180 podem ser feitas pela vítima ou por terceiros de forma anônima. O serviço funciona todos os dias, 24 horas. Também existe um número de Whatsapp para denúncias de violência contra a mulher: 61-9. 9656.5008

 

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo