Frente Parlamentar quer combater intolerância religiosa no Rio

Publicado em 18/01/2021 - 15:32 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

Quinta-feira (21) é Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. No entanto, mais do que uma data, a celebração deve ser um alerta. A data é uma homenagem à Mãe Gilda de Ogum, que morreu em 21 de janeiro de 2000, um ano depois do terreiro de candomblé que comandava em Itapuã, na Bahia, ser invadido, depredado e seu marido agredido num ato violento de intolerância. O trauma e o sofrimento vividos pela ialorixá, aos 65 anos de idade, não são um caso isolado, e fazem parte do cotidiano de muitos brasileiros seguidores de religiões de matriz africana.

Para coibir essas ações na cidade do Rio de Janeiro, a Câmara de Vereadores acaba de criar a Frente Parlamentar pela Liberdade Religiosa. O objetivo é conter a onda de violência contra templos e espaços religiosos na cidade. Integrantes da Frente Parlamentar ressaltam o crescimento de mortes em virtude da religião.

De acordo com dados do Disque 100, canal para denúncias de violação aos direitos humanos, entre 2011 e 2017  houve um crescimento no relato de discriminação por motivo religioso no Brasil. Ainda segundo dados do Disque 100, até junho de 2019 foram registradas 354 denúncias, com maior ocorrência no estado de São Paulo, seguido pelo Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A discriminação motivada pela religião é considerada crime no Brasil, com pena de multa e até prisão de um a três anos.

Últimas notícias
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo