Protesto no Rio marca o Dia Nacional da Visibilidade Trans
Um protesto em frente à Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, no centro da cidade, marcou o dia nacional da visibilidade trans nesta sexta-feira, (29).
Imagens de 25 personalidades transexuais e travestis, que contribuíram para a construção do movimento transgênero foram colocadas nas escadarias que dão acesso à Casa Legislativa.
Uma das homenageadas foi a ativista transexual Indianara Siqueira, fundadora da Casa Nem, no Rio de Janeiro, que acolhe a população trans, inclusive preparando essas pessoas para conseguir entrar em uma faculdade. Indianara cita o acesso à educação pública de nível superior como um dos desafios mais urgentes dessa parcela da população, além da violência.
A responsável pela pesquisa e curadoria das histórias e imagens das personalidades trans que marcaram o ato, a também travesti, militante e atriz, Dandara Vital, conta que misturou nomes do passado e presente para representar a luta trans.
Os banners com as imagens dos 25 homenageados foram doados à Casa Nem, abrigo para pessoas trans em situação de vulnerabilidade que funciona no Flamengo, na zona sul do Rio.