logo Radioagência Nacional
Direitos Humanos

Vítimas de escalpelamento têm oportunidade de empreender

MPT no Pará vai oferecer cursos de capacitação online
Baixar
Nelson Lin
22/01/2021 - 12:22
São Paulo

O Ministério Público do Trabalho junto a diversas entidades assistenciais irá oferecer cursos de capacitação online de empreendedorismo a mulheres e jovens vítimas de escalpelamento do estado do Pará.

Esse tipo de acidente ocorre quando o couro cabeludo é arrancado da cabeça. Uma realidade presente na região amazônica onde a população ribeirinha utiliza os barcos como principal meio de transporte; e as mulheres e jovens se acidentam com os motores descobertos dos barcos.

De acordo com levantamento do MPT, somente no Pará foram mapeados mais de 400 casos de escalpelamento. Uma das entidades que auxilia as mulheres vítimas é o Espaço Acolher e que está junto ao MPT neste projeto. A assistente social do espaço, Maria Luzia de Matos falou que a rotação do motor do barco é tão rápida que as vítimas não percebem o que ocorreu.

E após o acidente, as mulheres tem dificuldade de retornar ao trabalho rural por estarem com a cabeça descoberta, conforme explica Maria Luzia. O grupo de apoio e trabalho de ajuda às vítimas de escalpelamento existe desde 2007; e, de acordo, com a procuradora Tatiana Amormino, em uma pesquisa foi identificado o desejo de vítimas de ter o seu próprio negócio.

A princípio serão oferecidas 50 vagas nessa capacitação de empreendedorismo. Os detalhes do projeto como duração do curso e inscrições ainda estão sendo e devem ser divulgados em breve pelo MPT do Pará e as entidades parceiras.

Além desse projeto de capacitação, a procuradora enfatiza a importância da prevenção, de instalação de proteção de eixos do motor e de campanhas de conscientização para que ocorram cada vez menos acidentes.

x