16 anos da Chacina da Baixada é lembrada em filme online

Pandemia fez com que homenagem às vítimas fosse virtual

Publicado em 31/03/2021 - 16:03 Por Solimar Luz - Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Em 31 de março de 2005,  a morte de 29 pessoas, na Baixada Fluminense, chocou o Brasil e o mundo. Entre as vítimas, escolhidas aleatoriamente enquanto conversavam na porta de casa ou caminhavam pelas ruas, trabalhadores, jovens e crianças. Na noite daquele dia, um grupo de policiais militares disparou contra grupos de pessoas, em uma ação que se estendeu pelos municípios de Nova Iguaçu e Queimados. Cinco policiais militares foram condenados, com penas que variam de 480 anos a 559 anos de prisão. 

Caminhada pela Vida

Neste 31 de março, quando o crime completa 16 anos, a Caminhada pela Vida, principal atividade para marcar a data, não será mais nas ruas, e sim em formato virtual, com apoio das organizações não governamentais Rede de Mães, Fórum Grita Baixada e Com Causa. 

Devido às medidas restritivas para conter a propagação do novo coronavírus, foi lançado um vídeo, com depoimentos de mães e familiares de vítimas de violência, que pode ser assistido pelo Canal Quiprocó Filmes, no Youtube.

 

Edição: Vitoria dos Santos / L Pedrosa

Últimas notícias
Saúde

A OMS estuda mudar o nome da varíola dos macacos ou monkeypox

A ação quer evitar preconceito contra as pessoas infectadas e até casos de maus tratos contra os animais.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

RJ: Vasco e Defensoria realizam ação de reconhecimento de paternidade

Na véspera do Dia dos Pais, os jogadores do Vasco entraram em campo para a partida contra o Tombense, no estádio São Januário, no Rio de Janeiro, usando uma camisa sem seus nomes.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Polícia Civil do Rio investiga caso de racismo contra aluna da UERJ

O caso ocorreu no dia 4 de agosto e foi registrado como injúria racial e ameaça, na Delegacia de Polícia no bairro de Neves. A agressora seria uma colega de turma da vítima.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas atingem regiões Norte e Nordeste neste fim de semana

Neste fim de semana, a umidade relativa do ar continua alta em quase todo o país. Para a semana que vem, estão previstas chuvas na Região Sul, mas não há previsão de geada intensa nem queda de temperatura para os próximos dias.

Baixar arquivo
Saúde

No Rio de Janeiro os casos de covid registram queda pela sétima semana

Os indicadores da covid-19 continuam em queda no estado do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde diz que Brasil está preparado para enfrentar varíola dos macacos

Marcelo Queiroga disse que o Brasil está preparado para enfrentar a varíola do macacos, chamada de Monkeypox. A estratégia, segundo o ministro, é fortalecer o sistema SUS e monitorar as fronteiras.

Baixar arquivo