16 anos da Chacina da Baixada é lembrada em filme online

Pandemia fez com que homenagem às vítimas fosse virtual

Publicado em 31/03/2021 - 16:03 Por Solimar Luz - Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Em 31 de março de 2005,  a morte de 29 pessoas, na Baixada Fluminense, chocou o Brasil e o mundo. Entre as vítimas, escolhidas aleatoriamente enquanto conversavam na porta de casa ou caminhavam pelas ruas, trabalhadores, jovens e crianças. Na noite daquele dia, um grupo de policiais militares disparou contra grupos de pessoas, em uma ação que se estendeu pelos municípios de Nova Iguaçu e Queimados. Cinco policiais militares foram condenados, com penas que variam de 480 anos a 559 anos de prisão. 

Caminhada pela Vida

Neste 31 de março, quando o crime completa 16 anos, a Caminhada pela Vida, principal atividade para marcar a data, não será mais nas ruas, e sim em formato virtual, com apoio das organizações não governamentais Rede de Mães, Fórum Grita Baixada e Com Causa. 

Devido às medidas restritivas para conter a propagação do novo coronavírus, foi lançado um vídeo, com depoimentos de mães e familiares de vítimas de violência, que pode ser assistido pelo Canal Quiprocó Filmes, no Youtube.

 

Edição: Vitoria dos Santos / L Pedrosa

Últimas notícias
Saúde

Brasil confirma 106 casos de monkeypox, chamada de varíola dos macacos

 A maioria (75) foi registrada em São Paulo. Em seguida, está o Rio de Janeiro, com 20 casos. 

Baixar arquivo
Educação

Divulgada a lista de selecionados pelo Sisu para o segundo semestre

A divulgação foi informada pelo Ministério da Educação (MEC) na noite desta quarta-feira (6). O resultado pode ser acessado na página do Sisu.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova proposta que pode zerar o IPVA de motos 170 cilindradas

Pela proposta, a redução a zero do IPVA não é impositiva, mas serve como uma sinalização para estados e para o Distrito Federal. O texto segue para promulgação.

Baixar arquivo
Política

Pacheco lê requerimentos de abertura de quatro CPIs no Senado

O ato significa que as CPIs estão autorizadas a serem instaladas na casa parlamentar.

Baixar arquivo
Segurança

ANTT alerta que é golpe telefonema sobre renovação do RNTRC

O superintendente substituto de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas da ANTT, José Aires Amaral Filho, afirma que a agência reguladora não faz contato por telefone nem por WhatsApp.

Baixar arquivo
Segurança

Região metropolita do Rio registra 40 mortos e 75 feridos em roubos

A região metropolitana do Rio de Janeiro registrou 116 roubos ou tentativas de roubo no primeiro semestre do ano. De acordo com relatório divulgado pelo Instituto Fogo Cruzado, as ocorrências terminaram com ao menos 40 mortos e 75 feridos.

Baixar arquivo