Rio teve 250 casos por dia de violência contra a mulher em 2020

Dados inéditos são do Núcleo de Estudos ISPMulher

Publicado em 08/03/2021 - 20:30 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

Mais de 250 mulheres foram vítimas de violência, por dia, no estado do Rio, durante o isolamento social em 2020. 73 mil mulheres sofreram algum tipo de violência em cada um dos 293 dias em que o estado teve algum nível de restrição devido a pandemia.

Os dados fazem parte de um levantamento inédito feito pelo Núcleo de Estudos ISPMulher, do Instituto de Segurança Pública do estado. Os registros foram contabilizados desde a edição do primeiro decreto estadual com medida restritivas, em 13 de março de 2020, até o dia 31 de dezembro.

O número de casos, no entanto, é 27% menor que o registrado no mesmo período de 2019, o que pode indicar uma subnotificação, como explica a diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz. 

Outro dado que chama atenção no estudo, a grande maioria dos casos de violência contra a mulher, 61%, aconteceram justamente dentro de casa, local que deveria representar proteção nesse momento.

O levantamento mostra que inclusive houve aumento do percentual de ocorrências de crimes mais graves em residência, como Violência Física e Violência Sexual, na comparação com o ano de 2019. 

Em mais de metade dos casos, os parceiros ou ex-parceiros foram os autores dos atentados. Considerando os crimes registrados sob a Lei Maria da Penha, o levantamento aponta que mais de 80% das mulheres foram vitimadas por parceiros ou ex-parceiros.

 A diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz, ressalta que o crime contra uma mulher, acaba atingindo também seus familiares e que é urgente interromper o ciclo de violência, denunciando os casos. 

Considerando o crime mais grave, o feminicídio, o estudo aponta que 65 mulheres foram mortas no período do isolamento social em 2020 no estado pelo simples fato de ser mulher. 

Os registros de feminicídio também foram menores que em 2019, quando 73 mulheres foram mortas. No entanto, os números da violência contra a mulher começaram 2021 em alta: em janeiro, nove mulheres foram mortas, o maior número de vítimas para o mês desde o início da série histórica, em 2016.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo