Abril Verde: infecção por covid-19 pode ser acidente de trabalho?

Em 2020, 21 mil trabalhadores pegaram a doença no serviço

Publicado em 29/04/2021 - 08:37 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O abril verde, este ano, ocorre em meio à pandemia de coronavírus, declarada há mais de um ano no mundo, e que já levou milhões de vidas. No Brasil, somente em 2020, 21 mil trabalhadores se infectaram por covid-19 no serviço, de acordo com o Observatório Digital de Segurança e Saúde no Trabalho, uma parceria entre a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Ministério Público do Trabalho (MPT).

É o caso do motorista de uma transportadora no interior de Minas Gerais que não resistiu à doença. Quase um ano depois de morrer, a Justiça do Trabalho mineira condenou a empresa a pagar R$ 200 mil de indenização à família do motorista.

Para determinar a indenização, o juiz da cidade de Três Corações considerou que o Supremo Tribunal Federal (STF) entende a contaminação por coronavírus como acidente ocupacional. Ele levou em conta que, ao enviar o motorista para as viagens, a empresa assumiu o risco de contaminação em meio à pandemia de coronavírus.

A advogada da família do empregado, Aline Junqueira, relata que foi comprovada a infecção por covid como acidente ocupacional. Segundo ela, a família está abalada, e a indenização é somente uma forma de responsabilizar a empregadora.

O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho de Minas, Sebastião Oliveira, diz que o assunto é complexo, mas, em casos comprovados, é possível atribuir a covid-19 a doenças adquiridas no exercício do trabalho.

Segundo o magistrado, os casos comprovados de covid como doença adquirida no exercício laboral podem gerar aposentadoria diferenciada, pensão à família ou multa. Depende de cada caso. O advogado especializado em direito previdenciário André Bittencourt explica que é importante ter em mãos as provas de que a contaminação ocorreu em ambiente de trabalho.

O diretor da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, Sérgio Castro, destaca o aumento da mortalidade por covid entre trabalhadores dos serviços essenciais.

Profissionais de enfermagem foram os mais afetados pela covid-19 durante o exercício da função. Durante o Abril Verde, o Ministério Público do Trabalho realiza campanha de redução de risco de infecção por coronavírus nos ambientes de trabalho.

Também alerta a empregadores que tomem medidas de proteção, como testagem periódica de trabalhadores e o afastamento daqueles com ao menos um sintoma relacionado à doença, e ainda das pessoas que tiveram contato. Além disso, o MPT defende que os empregadores tenham visão ampla do ambiente de trabalho, principalmente onde funcionam aparelhos de ar condicionado.

Edição: Leila dos Santos/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Esportes

Gymnasiade: Brasil fica na vice-liderança no quadro geral de medalhas

Foram 45 ouros, 45 pratas e 36 bronzes, num total de 126 medalhas. O título ficou com os franceses, que subiram ao pódio 130 vezes, em 51 delas para receber a medalha de ouro.

Baixar arquivo
Saúde

Podcast Entrevista é Nacional: saiba o que é a varíola dos macacos

Casos de varíola dos macacos em humanos estão surgindo mundo afora. No Entrevista É Nacional, o médico infectologista José Davi Urbaéz esclarece que a diferença entre a varíola dos macacos e a varíola humana é a gravidade.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Pesquisadores desenvolvem queijo para doença crônica no intestino

Um queijo com probiótico capaz de melhorar a qualidade de vida de quem tem uma doença crônica no intestino é a nova descoberta de pesquisadores da UFMG.

Baixar arquivo
Geral

Senacon suspende venda de marca de carregador portátil sem homologação

A Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon) suspendeu, nesta segunda-feira, a venda do carregador portátil Powerbank XChange, da marca TecToy.

Baixar arquivo
Geral

Ouvidorias organizam maratona para defesa dos direitos dos usuários

Junho é o mês da segunda edição da Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos, promovida pela Rede Nacional de Ouvidorias.

Baixar arquivo
Internacional

Fórum Econômico Mundial: Zelensky defende mais sanções contra a Rússia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta segunda-feira que a invasão russa no país é um precedente histórico

Baixar arquivo