2021 é o ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil

Publicado em 17/06/2021 - 18:56 Por Maíra Heinen - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Entre 2012 e 2019, foram registradas mais de 54 mil denúncias de exploração do trabalho infantil. Os números estão disponíveis no Observatório Digital da Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, atualizado nesta quinta-feira pelo Ministério Público do Trabalho e pela Organização Internacional do Trabalho.

Entre os novos dados apresentados estão números de denúncias de trabalho infantil e acidentes de trabalho, os tipos mais frequentes de exploração e as unidades da federação com mais denúncias.

O procurador do trabalho, Luís Fabiano de Assis, um dos responsáveis pelo Observatório, destaca que uma das vantagens da plataforma é a possibilidade de fragmentar os números por municípios, indo além dos dados gerais.

Sobre acidentes de trabalho, entre 2012 e 2020 foram registrados 18,8 mil casos envolvendo adolescentes de 14 a 17 anos de idade com vínculo de emprego regular. A maior parte das ocorrências foi por veículos de transporte, seguido pela operação de máquinas e equipamentos.

São Paulo é o estado com mais denúncias de trabalho infantil feitas pelo Disque 100 e o tipo de ocupação mais frequente foi o doméstico.

O ano de 2021 é o ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil. A intenção é fazer com que governos tomem medidas imediatas e eficazes para acabar com o trabalho forçado, com a chamada escravidão moderna, o tráfico de seres humanos e garantir a proibição e eliminação das piores formas de trabalho infantil até 2025.

Edição: Sheily Noleto/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Chuvas deixam ao menos cinco povoados isolados em Roraima

Defesa Civil do Estado considera imprevisto o volume de chuvas para o período. Estragos atingem cerca de 3 mil pessoas em nove cidades. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Queiroga pede que brasileiros se imunizem com a segunda dose

O Ministro da Saúde esteve na Comunidade da Maré, no RJ, onde foi apresentado um balanço da vacinação em massa contra o coronavírus, neste que é o maior conjunto de favelas da cidade.

Baixar arquivo
Educação

Educação bilíngue de surdos é inserida na LDB da educação nacional

A educação bilíngue é aquela em que a Língua Brasileira de Sinais é considerada a primeira língua, e o português escrito como segunda língua.

Baixar arquivo
Geral

#AprenderParaPrevenir quer alertar sobre riscos de desastres naturais

Com o tema #AprenderParaPrevenir foi lançada, nessa terça-feira, a campanha nacional para conscientizar a população de que é possível reduzir o risco de determinados desastres naturais, como, por exemplo, incêndios florestais.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Anvisa autoriza teste do medicamento Leronlimabe

A Anvisa autorizou, nesta segunda-feira, o estudo clínico para avaliar a segurança e a eficácia do medicamento Leronlimabe. A ideia é usar a droga para tratar pacientes com covid-19 e que tenham desenvolvido quadros moderados de pneumonia.

Baixar arquivo
Segurança

Ministério da Justiça prorroga intervenção penitenciária em Roraima

O Ministério da Justiça e da Segurança Pública prorrogou, nesta terça-feira, o emprego da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária no estado de Roraima. Esta é a 12º vez que a operação é prorrogada.

Baixar arquivo