2021 é o ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil

Publicado em 17/06/2021 - 18:56 Por Maíra Heinen - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Entre 2012 e 2019, foram registradas mais de 54 mil denúncias de exploração do trabalho infantil. Os números estão disponíveis no Observatório Digital da Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, atualizado nesta quinta-feira pelo Ministério Público do Trabalho e pela Organização Internacional do Trabalho.

Entre os novos dados apresentados estão números de denúncias de trabalho infantil e acidentes de trabalho, os tipos mais frequentes de exploração e as unidades da federação com mais denúncias.

O procurador do trabalho, Luís Fabiano de Assis, um dos responsáveis pelo Observatório, destaca que uma das vantagens da plataforma é a possibilidade de fragmentar os números por municípios, indo além dos dados gerais.

Sobre acidentes de trabalho, entre 2012 e 2020 foram registrados 18,8 mil casos envolvendo adolescentes de 14 a 17 anos de idade com vínculo de emprego regular. A maior parte das ocorrências foi por veículos de transporte, seguido pela operação de máquinas e equipamentos.

São Paulo é o estado com mais denúncias de trabalho infantil feitas pelo Disque 100 e o tipo de ocupação mais frequente foi o doméstico.

O ano de 2021 é o ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil. A intenção é fazer com que governos tomem medidas imediatas e eficazes para acabar com o trabalho forçado, com a chamada escravidão moderna, o tráfico de seres humanos e garantir a proibição e eliminação das piores formas de trabalho infantil até 2025.

Edição: Sheily Noleto/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Política

Há 92 anos as mulheres conquistavam o direito de votar no Brasil

No Brasil também há uma legislação que determina cota mínima de gênero para candidatura nas eleições legislativas. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal prende suspeito por tentar invadir Palácio da Alvorada

O presidente Lula estava dentro da residência oficial no momento no incidente 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

MDHC rechaça fake news sobre tráfico de crianças na Ilha do Marajó

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania divulgou nota alertando para a propagação de fake news com denúncias sobre a exploração sexual e o tráfico de crianças na Ilha do Marajó, no Pará.

Baixar arquivo
Segurança

Agentes da Força Nacional reforçam buscas por fugitivos em Mossoró

Mais de 500 polícias de diversas forças compõem a força tarefa de buscas por Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento. Os dois usaram ferramentas de uma obra que era realizada no presídio para fugir. 

Baixar arquivo
Esportes

Justiça Desportiva pune Sport por ataque a ônibus do Fortaleza

A decisão do presidente do tribunal, José Perdiz, reconheceu que o Sport, como clube mandante da partida, não se comprometeu com a segurança dentro e fora do estádio. Yuri Romão, presidente do clube, lembrou de casos recentes de ataques a ônibus de adversários que não tiveram a mesma punição 

Baixar arquivo
Geral

Terminal Gentileza é inaugurado no Rio

O terminal vai conectar os serviços do mais novo corredor de BRT, o Transbrasil, com o VLT e linhas de ônibus municipais. O nome do terminal faz referência a José Datrino, o Profeta Gentileza, que ficou conhecido por pinturas com mensagens em colunas de viadutos no Rio

Baixar arquivo