Coletivo de mães solo ajudam mulheres que cuidam dos filhos sozinhas

Publicado em 22/06/2021 - 21:41 Por Eliane Gonçalves, Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Um Coletivo criado por mães solo vem ajudando mulheres que cuidam sozinhas dos filhos em meio à pandemia de coronavírus.

Paloma Xavier cuida sozinha dos 4 filhos e mais 3 sobrinhos. Antes da pandemia, a dona de casa de 28 anos ainda conseguia fazer bicos como manicure ou faxineira para pagar as contas e alimentar tantas bocas. Mas com as escolas fechadas, a situação complicou.

A pandemia ainda estava começando quando ela entrou em contato com o Coletivo de Apoio à Maternidade Solo, uma rede de voluntários que arrecada, monta e distribui kits de doações para famílias chefiadas apenas por mulheres.

Thaís Cassapian, porta-voz do grupo, é mãe solo e professora de jovens e adultos na Rede Pública de São Paulo. Thaís conta que tudo começou quando ela resolveu ligar para os alunos, na verdade, alunas, já que mais de 90% da turma era de mulheres, para conhecer um pouco mais da realidade da cada um antes de começar as aulas virtuais.

Hoje o grupo ajuda a mudar a vida de quase 140 famílias chefiadas por mães solo. Um perfil que foi atingido em cheio pela pandemia.

A fome é um problema que afeta cerca da metade das famílias chefiadas por homens no país. Mas é um fantasma que atormenta praticamente 64% das famílias chefiadas por mulheres. Os números são da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. Com a iniciativa, Thais descobriu que essas mulheres não são números.

Todo mês, as famílias atendidas recebem kits que variam com o tamanho e as necessidades de cada uma. Além de uma cesta básica podem entrar no kit itens como fraldas descartáveis e latas de fórmula infantil para recém nascidos. O grupo também se articula para ajudar a solucionar outros problemas, como a compra de gás de cozinha ou evitar o despejo de quem não tem dinheiro para o aluguel. Quem quiser colaborar pode entrar em contato pelo site www.coletivomaternidadesolo.com.br

 

Edição: Roberto Piza/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo