Junho Violeta: governo lança hoje pacto pelos direitos dos idosos

Disque 100 registrou este ano mais de 33 mil denúncias contra idosos

Publicado em 15/06/2021 - 08:33 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

“Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei”. É o que diz o artigo quarto do Estatuto do Idoso.

Mas, somente no primeiro semestre deste ano, mais de 33 mil casos de violência contra idosos foram registrados pelo Disque 100, e o número de violações foi superior a 141 mil, de acordo com dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.

Neste 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, o governo federal lança o Pacto Nacional de Implementação da Política de Direitos da Pessoa Idosa, acordado com 12 estados. Com o objetivo de formar conselhos e fundos municipais de direitos da pessoa idosa, a meta é atingir as demais unidades da federação ainda neste primeiro semestre.

A iniciativa do Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos integra ações do Junho Violeta, instituído pela ONU, Organização das Nações Unidas, para conscientização e combate a atos de violência contra idosos, sejam físicos, psicológicos, morais, patrimoniais, financeiros ou sexuais. 

O Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antonio Costa, destaca a importância de tipificar os crimes denunciados no Disque 100.

A doutora em saúde pública e presidente do Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento, Marília Berzins, destaca que a violência contra pessoas idosas acontece prioritariamente dentro de casa e que muitas não reconhecem a condição de vítimas. 

Além de defender uma cultura de não violência às pessoas idosas, Marília Berzins destaca que é preciso romper com a discriminação que as pessoas mais velhas sofrem na sociedade.

A violência contra idosos pode ser denunciada gratuitamente pelo Disque 100 ou Disque 180; pelo WhatsApp DDD 61 9 9656-5008; pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil ou pelo site ouvidoria.mdh.gov.br

Edição: Bianca Paiva/Adrielen Alves

Últimas notícias
Geral

Água, alimentos e colchões são as prioridades nas doações para RS

Mas, com a previsão das tempestades para o fim de semana, a preocupação é também com o frio. A temperatura já está caindo na região, o que faz com que cobertores, luvas e casacos também sejam urgentes

Baixar arquivo
Geral

Chuvas atingem espaços culturais no RS, mas acervo é preservado

Para a contenção dos danos, o acervo das instituições foi levado para locais seguros, como andares superiores nos próprios locais.

Baixar arquivo
Geral

Enchentes no RS adiam mais de 20 concursos públicos

O estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul e a solidariedade com o povo gaúcho fizeram várias instituições federais, do estado e de municípios da região adiarem seus processos seletivos, cujas provas estavam marcadas para este mês de maio.

Baixar arquivo
Economia

Congresso chega a acordo sobre desoneração da folha de pagamentos

Ela será retomada de maneira gradual a partir do ano que vem. Para este ano, continua a desoneração total. Em 2025, está prevista a alíquota de 5% sobre a folha de pagamento, percentual que vai aumentando de cinco em cinco até chegar ao total de 20% em 2028.

Baixar arquivo
Economia

IBGE: inflação fica em 0,38% em abril

No ano, a inflação acumula alta de 1,80% e, nos últimos 12 meses, de 3,69%.

Baixar arquivo
Esportes

MEC flexibiliza calendário escolar no RS após enchentes

MEC publicará resolução do Conselho Nacional de Educação voltada a orientar sistemas de ensino para retomada segura das aulas, em razão do estado de calamidade

Baixar arquivo