40 mil denúncias de violência doméstica são feitas até junho no Brasil

Publicado em 30/07/2021 - 21:37 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Mais de 40 mil denúncias de casos de violência doméstica, familiar e outros tipos de violência contra a mulher foram registradas pelos canais de atendimento da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos só no primeiro semestre deste ano.

São casos de desrespeito contra a liberdade, a segurança, o patrimônio e a integridade das vítimas. Muitos deles envolvendo ciúme, chantagem, manipulação, invasão de privacidade e outros sinais presentes em relacionamentos abusivos.

O doutor em psicologia Fabrício Guimarães explica que os relacionamentos abusivos, que tendem a começar com a violência psicológica ou emocional, são a base para desencadear a violência doméstica.

O psicólogo ressalta que um relacionamento abusivo não é agressivo o tempo todo, e que é possível identificar três ciclos de violência, que englobam o aumento de tensão, o ato de violência e a lua de mel, que é quando o agressor demonstra arrependimento.

Nos últimos meses, histórias de relacionamentos abusivos envolvendo famosos têm tido grande repercussão por serem denunciadas nas redes sociais. Na última terça-feira (27), o DJ Ivis, flagrado em vídeo agredindo a ex-mulher Pamella Holanda, foi indiciado pela Polícia Civil do Ceará pelos crimes de lesão corporal, ameaça e injúria. O artista segue preso há mais de 15 dias e está à disposição da Justiça.

Vale lembrar que a Central de Atendimento à Mulher é o Ligue 180, responsável por registrar e encaminhar denúncias de violência aos órgãos competentes.

Edição: Jéssica Goncalves / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Rio anuncia investimentos nas comunidades do Jacarezinho e Muzema

Serão investidos cerca de R$ 500 milhões nas duas comunidades, que foram escolhidas com base no índice de criminalidade e no número de habitantes, que passa dos 40 mil.

Baixar arquivo
Cultura

Rio e São Paulo adiam desfile de carnaval para feriado de Tiradentes

A decisão de adiar os desfiles das escolas de samba de fevereiro para abril foi tomada pelos prefeitos do Rio, Eduardo Paes e de São Paulo, Ricardo Nunes, em reunião virtual nessa sexta-feira.

Baixar arquivo
Geral

Código de Trânsito Brasileiro completa 24 anos

Criado em 1997 ele passou a vigorar no ano seguinte. Esse conjunto de normas sofreu várias atualizações desde a sua criação e algumas delas são bem fresquinhas e passam a valer em abril deste ano.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde faz ação na região Norte para incentivar vacinação contra covid

Sete cidades da região norte foram alvo de uma campanha de vacinação e testagem da covid 19, neste sábado. Equipes do Ministério da Saúde percorreram esses locais para incentivar a população a procurar as unidades básicas de saúde para concluir o esquema vacinal e tomar as doses de reforço.

Baixar arquivo
Economia

Orçamento da União de 2022 é sancionado com vetos de R$ 3 bilhões

O Orçamento da União de 2022 foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, no fim do dia desta sexta-feira. A publicação vai sair no Diário Oficial da União, no próximo dia 24, segunda-feira.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Universo: telescópio James Webb chega ao espaço pronto para revolução

A Nasa lançou o novo telescópio espacial James Webb há quase um mês, no Dia de Natal. Mas só neste domingo, 23 de janeiro, ele deve chegar ao local em que vai ficar no espaço. 

Baixar arquivo