Entidades de direitos LGBTI+ lançam campanhas contra violência no RJ

Publicado em 09/07/2021 - 15:44 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O lançamento das campanhas “Zero Discriminação’ e ‘Eu Respeito’, aconteceu nesta sexta-feira, no Museu do Amanhã, no centro do Rio de Janeiro. Com o apoio do governo do estado e da prefeitura da capital, a ideia é garantir direitos LGBTI+ e combater o preconceito e a violência.

Essas duas campanhas são o resultado de um trabalho realizado em 2020 pelas ONGs Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI e Aliança Nacional LGBTI+: O “Painel da Violência Contra a População LGBTI+ Rio” e o “Mapeamento de Políticas Públicas LGBTI+ no estado do Rio de Janeiro”.

A subsecretária de estado da Promoção, Defesa e Garantia dos Direitos Humanos, Luciana Martins Calaça, falou sobre a importância do projeto. Para ela, a pesquisa pode ajudar a formatar melhores políticas públicas para todo este segmento.

De acordo com o Grupo Arco-Íris e a Aliança Nacional LGBTI+, cerca de 51 por cento dos casos relatados de violência aconteceram em ambientes privados. E 60% são causados por pessoas conhecidas das vítimas.

Segundo o Observatório de Mortes Violentas de LGBTI+ no Brasil, os estados da região Sudeste concentram os maiores números absolutos de mortes. Em números relativos, isto é, mortes para cada um milhão de habitantes, Minas Gerais aparece como o estado mais violento, seguido por São Paulo, Rio de Janeiro e, por fim, Espírito Santo.

Edição: Leila Santos / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Meio Ambiente

Relatório da ONU aponta fracasso humano no combate à mudanças no clima

O relatório Estado do Clima lançado nesta quarta-feira (18) destaca recordes alarmantes atingidos em 2021 em várias frentes: aumento do nível do mar, aquecimento dos oceanos, concentração de gases de efeito estufa e acidificação dos oceanos.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Por dia, cerca de 100 crianças são estupradas no Brasil

Nesta quarta-feira, 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e o mês, é lembrado como Maio Laranja, para chamar atenção para esse tipo de violência.

Baixar arquivo
Saúde

Vacina para Aids é um dos grandes desafios da medicina moderna

Esta quarta-feira é o "Dia de Conscientização sobre a Necessidade de Vacina contra a Aids". Segundo o biomédico Jefferson Russo Victor, as técnicas atuais de imunização não funcionam contra o HIV.

Baixar arquivo
Política

TCU retoma julgamento sobre privatização da Eletrobras

Reunião ocorre nesta quarta-feira (18). O governo estimou em R$ 67 bilhões o valor das ações. Segundo ministro do TCU, o valor deveria ser de R$ 130 bilhões, quase o dobro do estipulado pelo governo.

Baixar arquivo
Saúde

Consumo de álcool entre jovens cai 26% em 2021

O dado, relativo a brasileiros de 18 a 24 anos, foi levantado pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), que analisou a série histórica do Vigitel, levantamento do Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Economia

Decreto cria mercado regulador de crédito de carbono no Brasil

A compra de crédito de carbono feita por empresas visam gerar ações de descarbonização no planeta. Com isso, empresas podem obter autorização para financiar novas ações sustentáveis.

 

Baixar arquivo