Entidades de direitos LGBTI+ lançam campanhas contra violência no RJ

Publicado em 09/07/2021 - 15:44 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O lançamento das campanhas “Zero Discriminação’ e ‘Eu Respeito’, aconteceu nesta sexta-feira, no Museu do Amanhã, no centro do Rio de Janeiro. Com o apoio do governo do estado e da prefeitura da capital, a ideia é garantir direitos LGBTI+ e combater o preconceito e a violência.

Essas duas campanhas são o resultado de um trabalho realizado em 2020 pelas ONGs Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI e Aliança Nacional LGBTI+: O “Painel da Violência Contra a População LGBTI+ Rio” e o “Mapeamento de Políticas Públicas LGBTI+ no estado do Rio de Janeiro”.

A subsecretária de estado da Promoção, Defesa e Garantia dos Direitos Humanos, Luciana Martins Calaça, falou sobre a importância do projeto. Para ela, a pesquisa pode ajudar a formatar melhores políticas públicas para todo este segmento.

De acordo com o Grupo Arco-Íris e a Aliança Nacional LGBTI+, cerca de 51 por cento dos casos relatados de violência aconteceram em ambientes privados. E 60% são causados por pessoas conhecidas das vítimas.

Segundo o Observatório de Mortes Violentas de LGBTI+ no Brasil, os estados da região Sudeste concentram os maiores números absolutos de mortes. Em números relativos, isto é, mortes para cada um milhão de habitantes, Minas Gerais aparece como o estado mais violento, seguido por São Paulo, Rio de Janeiro e, por fim, Espírito Santo.

Edição: Leila Santos / Guilherme Strozi

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

RJ: Operação Chorume cumpre mandados de prisão no município de Carmo

Entre os alvos da operação, suspeitos de envolvimento no esquema, estão seis dos 11 vereadores do município. Segundo o Ministério Público, além de não fiscalizar contratos, eles teriam aprovado matérias de interesse do grupo criminoso, em contrapartida ao recebimento de propina.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil perde e fica fora da disputa do ouro no vôlei masculino

A luta pelo bronze acontecerá na madrugada deste sábado (7), à 1h30 (horário de Brasília), contra a Argentina.

Baixar arquivo
Esportes

Beatriz Ferreira e Hebert Conceição estão nas finais do boxe em Tóquio

Os baianos Beatriz Ferreira e Hebert Conceição estão nas finais do boxe na Olimpíada de Tóquio. No feminino, na categoria leve (até 60kg), a vaga foi garantida após a brasileira vencer a finlandesa Mira Potkonen por decisão unânime dos árbitros (5 a 0). Enquanto no masculino,

Baixar arquivo
Esportes

Caio Bonfim chega em 13º na marcha atlética de 20km

Ele competiu na madrugada desta quinta-feira (5), tendo encerrado a prova na 13ª colocação, com o tempo de 1h23min21s. A disputa aconteceu no Parque Sapporo Odori, no centro da cidade de Sapporo.

Baixar arquivo
Geral

Operação investiga esquema de golpe em investimentos de bitcoins

O alvo da operação é um suposto investidor especialista que teria lesado dezenas de pessoas em vários estados.

Baixar arquivo