Estação de metrô em SP vai servir de abrigo noturno por causa do frio

Publicado em 28/07/2021 - 19:05 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Com a chegada de uma frente fria e a queda das temperaturas em São Paulo, a estação de metrô Pedro II, no centro da capital paulista, virou abrigo noturno para acolher pessoas em situação de rua.

São 400 vagas para pernoite no local, entre às 20h e às 8h. O espaço é exclusivo para homens. A medida vale enquanto a frente fria permanecer.

A previsão é de que em algumas regiões da capital os termômetros possam registrar temperaturas negativas nos próximos dias.

Com a frente fria que promete ser histórica, a prefeitura de São Paulo também instalou tendas com serviço médico para atender pessoas em hipotermia e veículos para levar quem tiver interesse para abrigos. Também vão ser oferecidos sopas e agasalhos, em parceria com a Cruz Vermelha.

Questionado se a prefeitura vai suspender as operações que recolhem pertences de quem está passando a noite na rua, o prefeito Ricardo Nunes garantiu que a política vai ser convencer as pessoas a irem para os abrigos, mas ninguém vai ser forçado a sair do local.

Segundo o Padre Julio Lancelotti, uma das principais referências na atenção a pessoas em situação de rua, nem todos se adequam às regras dos abrigos públicos. Uma situação que ficou mais crítica com a crise econômica, o que tem mudado o perfil de quem está indo morar na rua. Por isso, Lancelotti tem ensinado como todos podem ajudar quem está com frio. Segundo ele, cada cidadão da cidade pode levar uma peça de roupa ou alguma comida para entregar para as pessoas em situação de rua que encontrem nos espaços públicos.

A paróquia São Miguel Arcanjo, onde atua Padre Júlio, também vai ficar aberta para abrigar quem está precisando de um lugar para fugir do frio.

Edição: Jéssica Goncalves / Guilherme Strozi

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

CPI da Pandemia ouve o diretor-executivo da Prevent Senior

Pedro Benedito Batista Júnior começou o depoimento se defendendo e afirmou que, desde o início da pandemia, a empresa tomou todas as medidas de segurança.

Baixar arquivo
Economia

Comissão Especial da PEC dos Precatórios é instalada na Câmara

O deputado Diego Andrade, do PSD de Minas Gerais, vai ser o presidente da Comissão Especial da PEC dos Precatórios. E o líder do Republicanos na Câmara, deputado Hugo Motta, será o relator. A comissão terá 34 membros titulares, com igual número de suplentes.

Baixar arquivo
Política

CCJ do Senado aprova PEC da reforma eleitoral sem as coligações

Em votação simbólica, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou nesta quarta-feira (22) o parecer da relatora, senadora Simone Tebet, sobre a Proposta de Emenda à Constituição da reforma eleitoral.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz recebe insumos para produzir 5 milhões de doses de AstraZeneca

Há previsão da chegada de novos lotes de insumo ainda este mês, mas a Fiocruz ainda aguarda a confirmação das datas das remessas. Na segunda-feira (20), o Ministério da Saúde recebeu 937,5 mil doses da vacina Astrazeneca/Oxford produzidas pela entidade.

Baixar arquivo
Política

Comitiva brasileira que estava nos EUA cumprirá quarentena de 14 dias

Todos os membros da comitiva presidencial que esteve na ONU, em Nova Iorque, devem cumprir quarentena, no Brasil. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, continua nos Estados Unidos, cumprindo o protocolo de isolamento, depois que foi testado positivo para covid-19.

Baixar arquivo
Saúde

Lotes da vacina CoronaVac são interditados pela Anvisa

Segundo a Agência, o Butantan informou, no início deste mês, que os dados apresentados pelo laboratório na China não “comprovam a realização do envase de lotes da vacina CoronaVac em condições satisfatórias de Boas Práticas de Fabricação”.

Baixar arquivo