Estação de metrô em SP vai servir de abrigo noturno por causa do frio

Publicado em 28/07/2021 - 19:05 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Com a chegada de uma frente fria e a queda das temperaturas em São Paulo, a estação de metrô Pedro II, no centro da capital paulista, virou abrigo noturno para acolher pessoas em situação de rua.

São 400 vagas para pernoite no local, entre às 20h e às 8h. O espaço é exclusivo para homens. A medida vale enquanto a frente fria permanecer.

A previsão é de que em algumas regiões da capital os termômetros possam registrar temperaturas negativas nos próximos dias.

Com a frente fria que promete ser histórica, a prefeitura de São Paulo também instalou tendas com serviço médico para atender pessoas em hipotermia e veículos para levar quem tiver interesse para abrigos. Também vão ser oferecidos sopas e agasalhos, em parceria com a Cruz Vermelha.

Questionado se a prefeitura vai suspender as operações que recolhem pertences de quem está passando a noite na rua, o prefeito Ricardo Nunes garantiu que a política vai ser convencer as pessoas a irem para os abrigos, mas ninguém vai ser forçado a sair do local.

Segundo o Padre Julio Lancelotti, uma das principais referências na atenção a pessoas em situação de rua, nem todos se adequam às regras dos abrigos públicos. Uma situação que ficou mais crítica com a crise econômica, o que tem mudado o perfil de quem está indo morar na rua. Por isso, Lancelotti tem ensinado como todos podem ajudar quem está com frio. Segundo ele, cada cidadão da cidade pode levar uma peça de roupa ou alguma comida para entregar para as pessoas em situação de rua que encontrem nos espaços públicos.

A paróquia São Miguel Arcanjo, onde atua Padre Júlio, também vai ficar aberta para abrigar quem está precisando de um lugar para fugir do frio.

Edição: Jéssica Goncalves / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo de São Paulo nega retomada da operação Escudo

As declarações do governador de São Paulo vieram depois que o porta voz da PM confirmou a retomada da operação Escudo no começo desta semana. 

Baixar arquivo