Amapá lança campanha de registro civil de pessoas trans

Publicado em 26/11/2021 - 16:43 Por Dayana Vitor - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A campanha “Registro Civil de Pessoas Trans? É só ir ao Cartório!” foi lançada nesta semana no Amapá. A iniciativa é do Tribunal de Justiça amapaense, do Conselho Estadual dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexual do Amapá e da Associação dos Notários e Registradores.

O objetivo é ampliar a divulgação para o público LGBTQIA+ - lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, travestis, queers, intersexuais e assexuais. Para mudar o nome que está registrado na certidão de nascimento, é só ir a um cartório e fazer a solicitação, sem a necessidade comprovação de mudança de sexo, por exemplo.

Mas esse direito não é novo. Ele já existe desde 2008, quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estabeleceu que os interessados na mudança do registro civil podem solicitar alterações sem comprovação de cirurgia de mudança de sexo, decisão judicial ou presença de representante da advocacia ou da Defensoria Pública.

Em março daquele mesmo ano, o Supremo Tribunal Federal (STF), confirmou essa garantia e reconheceu o direito das pessoas trans à substituição de nome e sexo diretamente no registro civil independentemente de qualquer comprovação.

Edição: Bianca Paiva / Nathália Mendes

Últimas notícias
Economia

Confiança do consumidor cai 1,4 ponto em janeiro, aponta FGV

A queda do indicador em janeiro foi influenciada pela piora das expectativas para os próximos meses.

Baixar arquivo
Saúde

Queiroga: prioridade é ampliar vacinação com segunda dose e reforço

Segundo o ministro, o país deve registrar aumento de casos de covid-19 nas próximas semanas e chegar ao pico de contaminações.

Baixar arquivo
Esportes

Bia Haddad coloca o Brasil na semifinal do Australian Open

É a primeira vez no feminino, desde o início da era aberta, que o Brasil chega numa semifinal. A última semifinal brasileira foi em 1965 com Maria Esther Bueno no torneio de simples.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de segunda e próximas partidas do futebol

O Icasa venceu o Maracanã por 3 a 2, o Crato perdeu em casa para o Atlético por 2 a 0, o Caucaia bateu em Iguatu por 2 a 1 e o Pacajus foi goleado pelo Ferroviário por 4 a 1.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Alerta! Chuvas aumentam vazão do reservatório de Sobradinho, na Bahia

A vazão do reservatório de Sobradinho, na Bahia, teve um novo aumento nesta segunda-feira.

Baixar arquivo
Saúde

Obesidade poderá atingir mais de um quarto da população até 2030

É o que aponta um estudo sobre Obesidade e Doenças Crônicas não Transmissíveis, realizado por pesquisadores brasileiros e chilenos.

Baixar arquivo