São Paulo tem redução de 21% em crimes de feminicídio

Publicado em 26/11/2021 - 12:14 Por Dimas Soldi - Repórter da TV Brasil, para a Rádio Nacional - São Paulo

De janeiro a outubro deste ano, foram 114 casos de feminicídio no estado de São Paulo. Nesse mesmo período do ano passado, foram 138 - a redução é de 21%.

O feminicídio acontece quando uma mulher é assassinada simplesmente pelo fato de ser mulher. Os motivos mais comuns são ódio, desprezo ou sentimento de perda da propriedade sobre a mulher - e a maior parte dos crimes acontecem no ambiente doméstico, dentro de casa.

As denúncias são fundamentais para evitar esse tipo de crime. No estado de São Paulo, existem 138 delegacias de defesa da mulher, que recebem, inclusive, denúncias pelo celular. Mas todas as outras delegacias podem receber esse tipo de denúncia.

Em alguns casos, a concessão de medida protetiva pela Justiça para mulheres têm levado apenas algumas horas. Com a medida protetiva em mãos, a vítima passa a ter acesso aos serviços do SOS Mulher, aplicativo desenvolvido pela PM que aciona a equipe policial mais próxima a partir de um simples toque no celular.

Edição: Nathália Mendes

Últimas notícias
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo