Crianças sofreram com violência, abuso e trabalho infantil na pandemia

Publicado em 01/01/2022 - 13:10 Por Daniella Longuinho* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

As crianças de todo o mundo estão arcando com o pior da pandemia de covid-19, sendo alvo de aumentos acentuados de casos de violência, abuso, trabalho infantil, evasão escolar e desnutrição. É o que mostram dois estudos divulgados pelo Vaticano e pela Pontifícia Academia para a Vida, realizados com base em dados da Organização das Nações Unidas. 

A pandemia lançou 159 milhões de crianças na pobreza, revertendo tendência animadora de redução desse quadro social, e aumentou para 160 milhões o número de crianças no mundo submetidas ao trabalho infantil.

A diretora-executiva da agência de desenvolvimento infantil ChildFund Brasil, Anette Trompeter, destaca o impacto da pandemia entre os mais vulneráveis e defende o ensino presencial para como forma de assegurar os direitos das crianças.

Dados do Disque Direitos Humanos apontam que mais de 80% dos casos de violência contra crianças no Brasil ocorrem dentro de casa. Anette Trompeter lembra que a pandemia evidenciou essa realidade e provocou o aumento das ocorrências.

As pesquisas do Vaticano estimam que, até setembro de 2021, mais de cinco milhões de crianças perderam um dos pais, avô detentor da guarda ou cuidador secundário. Sobre os órfãos da pandemia, Anette Trompeter ressalta a importância de uma rede de apoio em favor das crianças.  

Os estudos do Vaticano mostraram ainda que a taxa de evasão escolar teve crescimento considerável no sul do planeta com a pandemia, e que mais de 10 milhões de crianças de todo o mundo podem não voltar mais às salas de aulas.

*Com informações da Agência Reuters e produção de Ariane Póvoa e Joana Lima

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Chegam mais doses da vacina para crianças; estados começam imunização

Chegou ao Brasil neste domingo (16) mais uma remessa da vacina Pfizer para a imunização de crianças a partir de cinco anos. O novo lote, com 1,2 milhão de doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, pela manhã.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro segue testando para covid-19

O  estado do Rio de Janeiro está ampliando sua rede de testagem para Covid. A expectativa do governo é oferecer 5 mil e 800 testes por dia, já a partir desta segunda-feira (17).

Baixar arquivo
Educação

Reaplicação do Enem 2021 termina neste domingo

Hoje (16) é o segundo dia de reaplicação de provas para os candidatos do  Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, 2021 em todo o país. Os estudantes vão responder a 90 questões de ciências da natureza e matemática. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Rio de Janeiro começa vacinação de crianças nesta segunda

A meta é vacinar cerca de 1,5 milhão de crianças, entre 5 a 11 anos, contra a covid.

Baixar arquivo
Saúde

Estado do RJ registra novo recorde de casos de covid em 2022

Foram confirmados nesta sexta-feira (14) mais de 16 mil casos. Até então, o maior número de diagnósticos positivos neste início de ano tinha sido registrado no dia anterior, com mais de 12.800 ocorrências.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil deram um salto de 135% quando comparadas as três últimas semanas de novembro do ano passado com os últimos 21 dias.

Baixar arquivo