Violência contra mulher: Telegram e WhatsApp também recebem denúncias

Publicado em 22/12/2021 - 08:11 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Denúncias de violação dos direitos humanos e violência contra mulher já são atendidas por outros canais além do Disque 100 e Disque 180. A campanha de fim de ano do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos quer reforçar o uso de aplicativos no atendimento, que ainda são pouco utilizados pela população.

O aplicativo Direitos Humanos Brasil, o Telegram e o WhatsApp estão entre as ferramentas que podem ser usadas. E com as tecnologias, ainda é possível anexar à denúncia mídias como áudios, fotos e vídeos.

A coordenadora-geral de Gestão do Disque Direitos Humanos, Ana Terra Teles, lembra ainda, que é garantido o anonimato do denunciante. Outra facilidade é que o site da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos conta com um chat em tempo real e atendimento em Libras.

O canal recebe as denúncias, mas quem faz a apuração da ocorrência e dá os encaminhamentos são órgãos como o Ministério Público, a Policia Civil e a Policia Federal.

Entre os grupos atendidos pelo Disque 100, estão crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência, pessoas em restrição de liberdade, população LGBT e população em situação de rua.

O serviço também está disponível para denúncias de casos que envolvam discriminação étnica ou racial e violência contra ciganos, quilombolas, indígenas e outras comunidades tradicionais.

Já as denúncias de violência contra a mulher são registradas pelo Ligue 180.

Qualquer cidadão pode denunciar pelos canais, que funcionam 24h por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. Eles podem ser encontrados no site www.gov.br/mdh.

Até inicio do mês de dezembro, mais de 290 mil denúncias foram registradas de acordo com dados no site do ministério. Dessas, 188 mil foram contra mulheres.

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Economia

IPCA tem deflação de 0,68% em julho, a menor taxa da série histórica

As pressões para o resultado de julho vieram da queda nos preços dos combustíveis, em particular da gasolina e do etanol, e também da energia elétrica.

Baixar arquivo
Esportes

Alison Santos conquista prata no Mundial de Atletismo na Hungria

Alison fez a prova em 45s11, um ótimo resultado para ele, que não corre essa prova habitualmente.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: as rádios livres

Conhecidas como rádios piratas, esses meios surgiram em barcos no Mar da Inglaterra para evitar a legislação do continente e por isso ganharam esse nome popularmente.

Baixar arquivo
Economia

Maranhão registra maior ocupação hoteleira da série histórica

No mês de julho, quatro em cada cinco vagas para turistas na rede hoteleira de São Luís, no Maranhão, estavam ocupadas.

Baixar arquivo
Esportes

História Hoje: há 30 anos, Brasil levava ouro olímpico no vôlei

Sob o comando do técnico José Roberto Guimarães, a equipe venceu a Holanda por 3 sets a 0 em Barcelona, na Espanha, em 9 de agosto de 1992.

Baixar arquivo
Saúde

Covid: sem doses, Rio suspende vacinação de crianças de 3 e 4 anos

A interrupção, segundo comunicado da Secretaria Municipal de Saúde, ocorre devido ao fato de o Ministério da Saúde não ter enviado a remessa de CoronaVac solicitada desde o mês passado pela prefeitura.

Baixar arquivo