Denúncias de trabalho semelhante à escravidão aumentaram 70% em 2021

Publicado em 28/01/2022 - 15:23 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

As denúncias de trabalho em condições semelhantes à escravidão aqui no Brasil aumentaram 70% no ano passado, em comparação a 2020. Foram mais de 1.415 denúncias em 2021. O Ministério Público resgatou mais de 1600 trabalhadores.

O Dia Nacional do Combate ao Trabalho Escravo, celebrado nesta sexta-feira surgiu em homenagem a auditores fiscais que foram assassinados em Unaí, MG, em janeiro de 2004, quando investigavam denúncias de trabalho escravo no local.

A secretaria de Justiça do estado de São Paulo e a Artesp, a Agencia de Transporte, promovem uma blitz educativa no km 35 da Rodovia Imigrantes para conscientizar a população com orientações e canais de denúncia. Além da ação na Imigrantes, até o dia 31 de janeiro outras rodovias do estado também estarão com letreiros, lembrando à população que ela pode fazer denúncia pelo disque 100.  

O secretário de Justiça de São Paulo, Fernando José da Costa, explica quais os indícios de trabalho escravo que servem de alerta para denunciar, como morar e trabalhar no mesmo local, que ficam muitas horas trabalhando e não saem para se divertir.

A secretaria da Justiça em São Paulo por meio do núcleo de enfrentamento do tráfico de pessoas tem coordenado ações junto às polícias e ao Ministério Público para combater o trabalho escravo, tráfico de pessoas e a exploração sexual. De 2019 a 2021 foram registradas 40 denúncias junto a esse núcleo e as ações dos órgãos públicos libertaram 206 vítimas nesse período.

Os canais para denunciar podem ser encontrados no site justica.sp.gov.brOu basta ligar para o Disque 100, o canal de denúncia de violação de direitos humanos.

Edição: Nádia Faggiani / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Surto de gripe em crianças surpreende gestores de Saúde em PE

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a maior parte dos pacientes registrou infecções leves com tosse, coriza e febre baixa, sintomas que somem de 3 a 5 dias.

Baixar arquivo
Geral

Justiça do Rio aceita denúncia contra acusados de matar perito

Eles vão responder pelos crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver.

Baixar arquivo
Cultura

Pedra fundamental do Royal Albert Hall foi lançada há 155 anos

Embaixo da pedra fundamental, foi colocada uma “cápsula do tempo” com uma mensagem do primeiro-ministro e moedas de prata e ouro. O marco inaugural pode ser encontrado atualmente no auditório principal, no bloco K, fila 11, assento 87.

Baixar arquivo
Esportes

Rebeca Andrade é destaque do Troféu Brasil de ginástica artística

Rebeca já se classificou para as finais das barras assimétricas na competição que está acontecendo em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em comemoração aos 250 anos da cidade

Baixar arquivo
Cultura

Museu da Língua Portuguesa em SP tem programação especial nesta semana

Localizado em prédio histórico da Estação da Luz, no Centro de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa tem uma grande diferença em relação aos museus tradicionais: o acervo.

Baixar arquivo
Esportes

Há 15 anos, Romário balançava as redes pela milésima vez

O atacante, hoje senador da República pelo Rio de Janeiro, tinha então 41 anos de idade ao alcançar a mesma marca do Rei Pelé.

Baixar arquivo