Lei garante sigilo a portadores de HIV, tuberculose e outras doenças

Publicado em 04/01/2022 - 21:34 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O governo federal sancionou o projeto de lei que torna obrigatório o sigilo sobre a condição de quem vive com HIV, hepatites crônicas, hanseníase e tuberculose.

O texto, que já está em vigor, proíbe a divulgação de informações que identifiquem a condição dessas pessoas no âmbito dos serviços de saúde, estabelecimentos de ensino, locais de trabalho, administração pública, na segurança, nos processos judiciais, e nas mídias escritas e audiovisuais. Esse sigilo só poderá ser quebrado por determinação legal, por justa causa, ou por autorização expressa da pessoa acometida.

Quem violar o sigilo imposto pela lei estará sujeito a uma série de sanções, como multa e bloqueio de dados, e precisará indenizar a vítima por danos materiais e morais. Se a divulgação for caracterizada como intencional, as indenizações serão aplicadas em dobro.

Para Christiano Ramos, que é presidente da ONG Amigos da Vida, a nova lei vai garantir um mínimo de dignidade ao portador de HIV que sofre com o preconceito e a desinformação da sociedade.

Por outro lado, Francisco Faustino, que é vice coordenador do Movimento de Reintegração de Pessoas Afligidas pela Hanseníase, afirma que o sigilo não vai trazer grandes benefícios para as pessoas que estão em tratamento contra essa doença.

O Brasil é o segundo país do mundo em incidência de hanseníase, com cerca de 25 mil casos por ano. Já o número de brasileiros com HIV é de aproximadamente 920 mil. Em relação às hepatites virais, entre 1999 e 2020 foram registrados quase 670 mil casos em todo o país.

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Chegam mais doses da vacina para crianças; estados começam imunização

Chegou ao Brasil neste domingo (16) mais uma remessa da vacina Pfizer para a imunização de crianças a partir de cinco anos. O novo lote, com 1,2 milhão de doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, pela manhã.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro segue testando para covid-19

O  estado do Rio de Janeiro está ampliando sua rede de testagem para Covid. A expectativa do governo é oferecer 5 mil e 800 testes por dia, já a partir desta segunda-feira (17).

Baixar arquivo
Educação

Reaplicação do Enem 2021 termina neste domingo

Hoje (16) é o segundo dia de reaplicação de provas para os candidatos do  Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, 2021 em todo o país. Os estudantes vão responder a 90 questões de ciências da natureza e matemática. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Rio de Janeiro começa vacinação de crianças nesta segunda

A meta é vacinar cerca de 1,5 milhão de crianças, entre 5 a 11 anos, contra a covid.

Baixar arquivo
Saúde

Estado do RJ registra novo recorde de casos de covid em 2022

Foram confirmados nesta sexta-feira (14) mais de 16 mil casos. Até então, o maior número de diagnósticos positivos neste início de ano tinha sido registrado no dia anterior, com mais de 12.800 ocorrências.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil deram um salto de 135% quando comparadas as três últimas semanas de novembro do ano passado com os últimos 21 dias.

Baixar arquivo