Ameaças ao redor de terras indígenas cresceram 74%, diz INPE

Intensidade subiu entre 2011 e 2019 quando comparada entre 2001 a 2010

Publicado em 14/02/2022 - 21:26 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A intensidade das ameaças às terras indígenas no período de 2011 a 2019 foi maior do que a registrada de 2001 a 2010. Essa é a conclusão do estudo “Avaliação da vulnerabilidade ambiental das Terras Indígenas da Amazônia Brasileira”, feito pelo Centro de Ciências do Sistema Terrestre, do Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

A coordenadora da pesquisa, Ana Claudia Rorato Vitor, aponta os principais fatores de risco identificados na Amazônia. Segundo ela, o desmatamento, ocorrência de incêndios, a proximidade com rodovias, degradação florestal, mineração e o avanço da agropecuária.

O levantamento indica que, na comparação com o período de 2001 a 2010, de 2011 a 2019, o percentual de áreas ameaçadas no entorno das terras indígenas aumentou 74%. E o risco dentro desses territórios subiu quase 65%.

A pesquisadora do Inpe Ana Rorato relaciona os efeitos do que ocorre dentro e fora das reservas indígenas. Segundo ela, as políticas de preservação ambiental não estão sendo aplicadas efetivamente.

O estudo traz duas grandes recomendações às diferentes esferas do Poder Público, como detalha Ana Claudia Vitor. Para ela, a Funai e o Ibama precisam reassumir o compromisso de combate e controle na região amazônica. 

Essa é a primeira pesquisa a identificar e medir o impacto das diferentes ameaças aos povos indígenas.

*Com produção de Ariane Póvoa.

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Política

Há 92 anos as mulheres conquistavam o direito de votar no Brasil

No Brasil também há uma legislação que determina cota mínima de gênero para candidatura nas eleições legislativas. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal prende suspeito por tentar invadir Palácio da Alvorada

O presidente Lula estava dentro da residência oficial no momento no incidente 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

MDHC rechaça fake news sobre tráfico de crianças na Ilha do Marajó

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania divulgou nota alertando para a propagação de fake news com denúncias sobre a exploração sexual e o tráfico de crianças na Ilha do Marajó, no Pará.

Baixar arquivo
Segurança

Agentes da Força Nacional reforçam buscas por fugitivos em Mossoró

Mais de 500 polícias de diversas forças compõem a força tarefa de buscas por Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento. Os dois usaram ferramentas de uma obra que era realizada no presídio para fugir. 

Baixar arquivo
Esportes

Justiça Desportiva pune Sport por ataque a ônibus do Fortaleza

A decisão do presidente do tribunal, José Perdiz, reconheceu que o Sport, como clube mandante da partida, não se comprometeu com a segurança dentro e fora do estádio. Yuri Romão, presidente do clube, lembrou de casos recentes de ataques a ônibus de adversários que não tiveram a mesma punição 

Baixar arquivo
Geral

Terminal Gentileza é inaugurado no Rio

O terminal vai conectar os serviços do mais novo corredor de BRT, o Transbrasil, com o VLT e linhas de ônibus municipais. O nome do terminal faz referência a José Datrino, o Profeta Gentileza, que ficou conhecido por pinturas com mensagens em colunas de viadutos no Rio

Baixar arquivo