Ameaças ao redor de terras indígenas cresceram 74%, diz INPE

Intensidade subiu entre 2011 e 2019 quando comparada entre 2001 a 2010

Publicado em 14/02/2022 - 21:26 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A intensidade das ameaças às terras indígenas no período de 2011 a 2019 foi maior do que a registrada de 2001 a 2010. Essa é a conclusão do estudo “Avaliação da vulnerabilidade ambiental das Terras Indígenas da Amazônia Brasileira”, feito pelo Centro de Ciências do Sistema Terrestre, do Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

A coordenadora da pesquisa, Ana Claudia Rorato Vitor, aponta os principais fatores de risco identificados na Amazônia. Segundo ela, o desmatamento, ocorrência de incêndios, a proximidade com rodovias, degradação florestal, mineração e o avanço da agropecuária.

O levantamento indica que, na comparação com o período de 2001 a 2010, de 2011 a 2019, o percentual de áreas ameaçadas no entorno das terras indígenas aumentou 74%. E o risco dentro desses territórios subiu quase 65%.

A pesquisadora do Inpe Ana Rorato relaciona os efeitos do que ocorre dentro e fora das reservas indígenas. Segundo ela, as políticas de preservação ambiental não estão sendo aplicadas efetivamente.

O estudo traz duas grandes recomendações às diferentes esferas do Poder Público, como detalha Ana Claudia Vitor. Para ela, a Funai e o Ibama precisam reassumir o compromisso de combate e controle na região amazônica. 

Essa é a primeira pesquisa a identificar e medir o impacto das diferentes ameaças aos povos indígenas.

*Com produção de Ariane Póvoa.

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo