Neste 21 de Fevereiro é celebrado o Dia Internacional da Língua Materna, que é o primeiro idioma que uma pessoa aprende na infância. A data foi instituída pela Unesco, o Fundo das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em 1999, como forma de preservar as diferenças entre idiomas e promover a diversidade linguística e cultural.
Em 2022, a celebrações da data focam no uso das tecnologias para o aprendizado multilinguístico. A professora da pós graduação em linguística da Universidade de Brasília, Rosineide Magalhães, fala da contribuição da tecnologia para um conhecimento linguístico mais amplo.
"A língua materna ela significa identidade história e memória, veja nosso português brasileiro que é formado por muitas línguas maternas como as línguas africanas, dialetos africanos que contribuíram para a formação e história da nossa língua", explica. Segundo a professora "a internet nos proporciona também a mente e divulgar as línguas minoritárias que nós não conhecemos, como as línguas indígenas e línguas de imigrantes".
O dia 21 de fevereiro foi escolhido para marcar o Dia Internacional da Língua Materna por corresponder ao dia em que estudantes paquistaneses organizaram uma campanha para incluir o bengalês como uma das línguas oficiais do país, em 1952, no entanto, eles foram assassinados por policiais.
*Com supervisão de Bianca Paiva.