95% das mulheres temem ser vítima de estupro, mostra pesquisa

Apesar disso, parte da população tem dificuldade em definir o crime

Publicado em 25/03/2022 - 11:02 Por Letycia Bond - repórter da TV Brasil, para a Rádio Nacional - Brasília

No Brasil, 95% das mulheres têm medo de serem vítimas de estupro, crime que provoca ainda mais temor em mulheres jovens e pretas. Apesar da gravidade em torno desse tipo de violência, uma parcela significativa da população ainda deixa de classificar determinados atos como violação. É o que revela levantamento elaborado pelo Instituto Patrícia Galvão e Instituto Locomotiva, divulgado hoje (25).

Um exemplo disso é que somente 62% dos entrevistados afirmam que um estupro se configura quando um homem retira o preservativo durante o sexo, sem o consentimento da mulher. Ou seja, 38% das pessoas não consideram isso estupro.

O mesmo vale para episódios em que um homem força sua companheira a ter relação sexual sem camisinha. Nesse caso, 31% das pessoas discordam que isso configure estupro. Além disso, uma relação sexual entre um homem e uma menina menor de 14 anos é considerada normal para 21% dos entrevistados, e não um crime.

Em relação às vítimas, a percepção é de que a maioria são meninas, que totalizariam 57%, de acordo com os entrevistados. Em seguida, estariam as adolescentes, com 37%, e as mulheres adultas, com 6%. Quanto ao perfil étnico-racial, os entrevistados creem que as vítimas negras estejam em maior número nas estatísticas.

A pesquisa também mostra que a noção sobre as circunstâncias em que o estupro ocorre muda, para os entrevistados, de acordo com a vítima. Quando se trata de meninas, 89% das pessoas ouvidas acham que o abuso acontece sobretudo em casa. Para 71%, o agressor é um parente ou conhecido da menina violentada.

Quando o estupro envolve mulheres adultas, somente 39% afirmam que a casa é o local em que o crime é consumado. Ao todo, 69% aponta conhecidos como autores do estupro nesses casos, e 37%, o parceiro ou um ex-parceiro da vítima.

Na avaliação da diretora de conteúdo do Instituto Patrícia Galvão, Marisa Sanematsu, a sociedade brasileira já avançou no reconhecimento do que é estupro.

“As pessoas já sabem que o perigo do estupro está menos no desconhecido, rua, e muito mais nas relações pessoais, familiares, afetivas”.

Maria chama atenção para outro aspecto central:

“Meninas aparecem mais como ‘vítimas inocentes’. Quando é com mulheres adultas, a pesquisa mostra que em alguns casos as pessoas têm dificuldade em considerar como elemento básico o que é estupro e o que não é estupro, o consentimento”.

"Tudo está nessa palavra, que é a palavra-chave, é o limite, a fronteira entre uma prática sexual saudável e um estupro: é o consentimento", pontua.

No total, 83% concorda que o estupro é sempre culpa total do estuprador, independentemente de como a mulher se veste ou se comporta.

Para o levantamento, foram coletadas as respostas de 2 mil pessoas com 16 anos ou mais, pela internet, entre 27 de janeiro e 4 de fevereiro deste ano.

Edição: Nathália Mendes/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Política

Lula vai à Colombia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo
Geral

Ganhadores do Nobel de Medicina, Física e Química estão no Brasil

Três importantes cientistas ganhadores do Prêmio Nobel estão no Brasil para uma série de palestras no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fórum de Cidades Amazônicas discute resiliência urbana

A cidade de Belém recebe nesta terça-feira a reunião anual do Fórum de Cidades Amazônicas, que reúne representantes das prefeituras dos municípios que estão dentro do bioma em toda a América Latina.  

Baixar arquivo
Educação

Senado: Comissão de Educação debate novo ensino médio

Serão realizadas duas audiências públicas nesta semana sobre o tema. O texto, já aprovado pela Câmara, precisa ser votado na comissão antes de seguir para o plenário.

Baixar arquivo