Após mortes, Força Nacional vai atuar em terra indígena no Pará
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Cerimônia de entrega de itens de segurança para 23 estados e o Distrito Federal. Os bens, que fazem parte do acervo da Força Nacional de Segurança Pública.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
A Força Nacional vai atuar, por 15 dias, na Reserva Indígena Parakanã, no estado do Pará. A ação é em apoio à Funai. A portaria com a autorização, assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, foi publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União.
A ação será articulada com os órgãos de segurança do Pará, sob a coordenação da Polícia Federal.
A medida vem após a PF encontrar três corpos na Reserva de Parakanã. Eles já passaram por perícia e a polícia aguarda o laudo médico. Para não atrapalhar a investigação, outras informações não foram liberadas.
Há cerca de duas semanas três homens teriam desaparecido ao entrarem no território para caçar.
O Ministério Público Federal reuniu órgãos federais e estaduais e pediu a abertura de inquérito para investigar o caso. Indígenas manifestaram apoio às buscas, pedindo a garantia de segurança.
Na semana passada, estudantes de Parakanã e professores do Instituto Federal do Pará foram ameaçados por um grupo não indígena.
O motivo, segundo nota do Instituto, seria o desaparecimento dos três caçadores. O texto diz que apesar de não haver provas de envolvimento dos indígenas, eles sofreram diversas ameaças.
O Instituto diz ainda que presta solidariedade ao povo Parakanã e ressalta que a caça e a entrada de pessoas estranhas em terra indígena são proibidas por lei, o que configura ato ilegal de invasão.
A Funai informou que acionou os órgãos de segurança ao saber dos desaparecimentos e que vem colaborando com os trabalhos. Acrescentou que não aceita condutas ilícitas e repudia qualquer forma de violência.
![TV Globo/Divulgação Brasília (DF) 19/01/2025 - Morre, aos 92 anos, o jornalista Léo Batista.
Foto: TV Globo/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Solen Feyissa/Flickr Câmara dos EUA aprova projeto de lei para forçar ByteDance a vender TikTok ou sofrer proibição. Foto: Solen Feyissa/Flickr](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Frame/Reuters TV/Proibida reprodução Palestinian Hamas militants hand over hostages kidnapped during the October 7, 2023, attack on Israel by Hamas, to members of the International Committee of the Red Cross (ICRC) as part of a ceasefire and a hostages-prisoners swap deal between Hamas and Israel, in Gaza City, January 19, 2025 in this screen grab from a video. REUTERS/via Reuters TV](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lyon Santos/ MDS Família Beneficiária do Programa Bolsa Família - CRAS de Sobradinho 1 - Brasília (DF). Na foto eles seguram o cartão do programa Bolsa Família.
Fotos: Lyon Santos/ MDS](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro(RJ), 10/11/2024 - Primeiros estudantes deixam o local de prova no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, na universidade UNINASSAU, no Flamengo, zona sul da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Prefeitura de Porto Velho/Divulg Porto Velho (RO), 28/11/2024 - Aeroporto de Porto Velho. Foto: Prefeitura de Porto Velho/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)