Após mortes, Força Nacional vai atuar em terra indígena no Pará

Três corpos foram encontrados mortos na Reserva Indígena Parakanã

Publicado em 03/05/2022 - 15:17 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Força Nacional vai atuar, por 15 dias, na Reserva Indígena Parakanã, no estado do Pará. A ação é em apoio à Funai. A portaria com a autorização, assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, foi publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União.

A ação será articulada com os órgãos de segurança do Pará, sob a coordenação da Polícia Federal.

A medida vem após a PF encontrar três corpos na Reserva de Parakanã. Eles já passaram por perícia e a polícia aguarda o laudo médico. Para não atrapalhar a investigação, outras informações não foram liberadas.

Há cerca de duas semanas três homens teriam desaparecido ao entrarem no território para caçar.

O Ministério Público Federal reuniu órgãos federais e estaduais e pediu a abertura de inquérito para investigar o caso. Indígenas manifestaram apoio às buscas, pedindo a garantia de segurança.

Na semana passada, estudantes de Parakanã e professores do Instituto Federal do Pará foram ameaçados por um grupo não indígena.

O motivo, segundo nota do Instituto, seria o desaparecimento dos três caçadores. O texto diz que apesar de não haver provas de envolvimento dos indígenas, eles sofreram diversas ameaças.

O Instituto diz ainda que presta solidariedade ao povo Parakanã e ressalta que a caça e a entrada de pessoas estranhas em terra indígena são proibidas por lei, o que configura ato ilegal de invasão.

A Funai informou que acionou os órgãos de segurança ao saber dos desaparecimentos e que vem colaborando com os trabalhos. Acrescentou que não aceita condutas ilícitas e repudia qualquer forma de violência.

Edição: Leila dos Santos / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo