Por dia, cerca de 100 crianças são estupradas no Brasil

Maioria dos casos ocorre dentro da própria casa, aponta Unicef

Publicado em 18/05/2022 - 15:56 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Cerca de cem crianças de até 14 anos são estupradas, por dia, no Brasil. O levantamento do UNICEF junto com o Fórum de Segurança Pública, mostra que esse ainda é um crime difícil de combater. Nesta quarta-feira, 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e o mês é lembrado como Maio Laranja, para chamar atenção para esse tipo de violência.

Durante cerimônia de lançamento do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes, pelo Ministério da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos, a ministra da pasta, Cristiane Brito, lamentou a recorrência desse crime que acontece, muitas vezes dentro de casa, o que dificulta o combate.

Também nesta quarta (18), no mesmo evento, foi anunciada a assinatura do Pacto da Escuta Protegida. A ideia é orientar agentes públicos responsáveis pela proteção das crianças, e evitar que o depoimento seja dado pela vítima mais de uma vez. Segundo o Secretário nacional da criança e do adolescente, Maurício Cunha esse o atendimento precisa ser integrado.

Qualquer situação de violação dos Direitos Humanos, incluindo violência contra crianças e adolescentes, deve ser denunciada ao DISQUE 100. Segundo balanço da plataforma, em 2021, mais de 18% dos casos contra esse público foram ligados a situações de violência sexual.

Ao fim do evento pelo Maio Laranja, a ministra Cristiane Brito, fez um apelo às famílias de crianças e adolescentes, para que fiquem atentos ao comportamento e sinais de sofrimento. Diante de apenas uma suspeita, é preciso denunciar para que a situação seja investigada.

 

Edição: Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Política

Semana na Câmara terá discussão da PEC que aumenta Auxílio Brasil

Expectativa é que os deputados analisem a PEC que prevê o aumento do Auxílio Brasil, cria o voucher caminhoneiro,um auxílio a taxistas e amplia valor do auxílio gás.

Baixar arquivo
Saúde

DF tem primeiro caso confirmado da varíola dos macacos

Paciente, que não teve a identidade revelada, é um homem na faixa etária de 30 a 39 anos, com histórico de viagem para a Europa.

Baixar arquivo
Geral

Alagoas: já são 50 cidades em situação de emergência devido às chuvas

De acordo com o último balanço divulgado pela Defesa Civil, há 40 mil pessoas desalojadas e desabrigadas, que estão sendo levadas para escolas, ginásios e prédios públicos. 

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: os programas femininos

Com a popularização do rádio nos anos 30, as emissoras precisavam apresentar uma programação mais elaborada e atraente. Surgiram, então, os programas segmentados e, entre eles, os que eram dedicados ao público mais ativo e fiel do rádio, o feminino.

Baixar arquivo
Geral

Cantareira vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo