Dia da Dignidade Menstrual alerta para falta de acesso a itens básicos

Publicado em 28/05/2022 - 15:46 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Este sábado (28) é o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, data que chama a atenção para a urgência de se garantir o acesso a itens de higiene, infraestrutura adequada e informação.

No Brasil, segundo o Unicef, 713 mil meninas vivem sem banheiro ou chuveiro em seu domicílio. Mais de 4 milhões, entre 10 e 19 anos, não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas, como absorventes, banheiros e sabonetes. O levantamento foi feito com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em março, o governo federal regulamentou o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual. A lei que criou a iniciativa havia sido promulgada pelo Senado.

O Ministério da Saúde prevê investir 1R$ 130,3 milhões para combater a falta de acesso a produtos de higiene e a outros produtos necessários ao período da menstruação.

Outra meta é garantir os cuidados básicos de saúde e a inclusão das mulheres em ações e programas de proteção à saúde menstrual. 3,6 milhões de mulheres podem ser atendidas.

Edição: Ana Lúcia Caldas/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo