Rio lança plano de enfrentamento a violência sexual contra crianças

Publicado em 23/05/2022 - 21:22 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou um Plano de Enfrentamento às Violências Sexuais contra Crianças e Adolescentes. Um protocolo de intenções para o combate à exploração de menores foi assinado nesta segunda-feira, no Museu do Amanhã, no centro da capital.

Elaborado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social, o plano quer melhorar as políticas públicas de proteção contra abusos e violência, além de minimizar os efeitos da pandemia que agravou o problema.

O plano considera dados do Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que mostraram que a taxa de vitimização por estupro ou estupro de vulnerável de crianças e adolescentes de zero a 19 anos aumentou no Estado de 58% em 2017 para 83% em 2020.

A secretária municipal de Assistência Social, Maria Domingas, afirmou que a iniciativa reúne esforços da sociedade e do poder público.

Entre as ações previstas estão o fortalecimento dos serviços públicos de atendimento psicológico às crianças de 0 a 6 anos que sofreram violência sexual e a ampliação de programas de protagonismo juvenil, especialmente em áreas com maior taxa de homicídios de adolescentes e jovens.

Edição: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Esportes

Ana Marcela Cunha vai integrar Comitê de Atletas da Fina

Ela é a única representante do Brasil na categoria Águas abertas. O mandato será de 2022 a 2026. A eleição é bastante significativa por ter representantes dos seis continentes.

Baixar arquivo
Geral

Estudo aponta que vulnerabilidade ambiental eleva surto de zoonoses

A pesquisa aponta que apenas oito estados brasileiros têm baixo risco para surto de doenças transmitidas por animais.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro confirma sexto caso de varíola dos macacos

Este sexto caso foi confirmado na noite dessa quarta-feira (29) pela Secretaria de Estado de Saúde. Ao todo, 31 casos suspeitos da doença já foram notificados no estado. Oito seguem em investigação e 17 foram descartados.

Baixar arquivo
Geral

Conclusão do inquérito sobre morte de Genivaldo é adiado para julho

Genivaldo morreu durante uma abordagem de policiais rodoviários federais realizada em 25 de maio, na BR-101, município de Umbaúba, localizado no sul do estado. 

Baixar arquivo
Esportes

História Hoje: pentacampeonato da seleção brasileira completa 20 anos

A Copa do Mundo de 2002 foi a primeira a ser realizada na Ásia e teve duas sedes: Japão e Coreia do Sul. A campanha classificatória do Brasil para aquele ano foi considerada a pior de sua história. 

Baixar arquivo
Política

Senado pode votar PEC que amplia programas sociais em ano eleitoral

O senador Fernando Bezerra Coelho leu ontem o relatório no plenário do Senado

Baixar arquivo