Corpo de Dom Phillips é velado em Niterói, no Rio de Janeiro

Publicado em 26/06/2022 - 14:44 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O corpo de Dom Phillips foi velado neste domingo (26) no Cemitério Parque da Colina, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Durante o velório, um pronunciamento foi lido pela irmã do jornalista. Sian Phillips destacou os motivos que levaram Dom a ser assassinado e selou um compromisso de continuar o trabalho dele.

"Ele estava tentando dizer ao mundo o que estava acontecendo com a floresta e seus habitantes. Sua missão entrou em conflito com os interesses daqueles que exploram a Amazônia, sem se importar com o impacto destrutivo dessas atividades ilegais. Estamos comprometidos em continuar com esse trabalho. A história precisa ser dita!", declarou.

A esposa do jornalista, Alessandra Sampaio, exaltou a figura de Dom e avaliou que a luta precisa continuar.

Ainda neste domingo, acontece uma homenagem a Dom nos Arcos da Lapa, no centro, a partir das 16h. Os organizadores pedem que as pessoas usem a cor verde.

Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira desapareceram no último dia 5. Eles tinham saído da comunidade São Rafael rumo a Atalaia do Norte, no Amazonas, e foram mortos a tiros no caminho. Os corpos foram encontrados no último dia 15.

De acordo com a Polícia Federal, Bruno Pereira denunciava ameaças sofridas na região. O indigenista estava atuando como colaborador da Univaja, uma entidade mantida pelos próprios indígenas da região, que tinha como foco impedir invasão da reserva por pescadores ilegais e narcotraficantes. Três homens já foram presos por terem participação no crime.

Edição: Jacson Segundo/ Renata Batista

Últimas notícias
Segurança

Morre turista norte-americano baleado no Rio de Janeiro

Joseph Thomas estava hospedado na zona norte carioca quando foi baleado no último dia 09, quando acontecia um tiroteio entre milicianos e traficantes no Morro do Fubá, que fica naquela região.

Baixar arquivo
Geral

Polícia Civil investiga suspeitos de corrupção em Petrópolis

A Operação Clean cumpre 13 mandados de busca e apreensão em endereços ligados a funcionários da CPTRANS e de empresários. 

Baixar arquivo
Justiça

Operação Espelho Branco prende quadrilha de tráfico de drogas no Ceará

Ao todo, 60 policiais federais cumpriram nove mandados de busca e apreensão e outros seis mandados de prisão temporária. Os suspeitos tiveram bloqueio de contas e sequestro de imóveis de luxo em valores superiores a R$ 5 milhões.

Baixar arquivo
Geral

Chuva de meteoros poderá ser vista no Norte do país nesta sexta (12)

Quem quiser tentar observar o fenômeno esta noite, deve procurar um local escuro e, se possível, afastado das grandes cidades.

Baixar arquivo
Economia

Começa na segunda prazo para declarar imposto sobre propriedade rural

A declaração deve ser feita por qualquer pessoa física ou jurídica que seja titular do domínio útil.

Baixar arquivo
Geral

Morre frentista internado após explosão de carro com gás natural no RJ

Outras quatro pessoas ficaram feridas na explosão de um carro enquanto era abastecido com GNV, o gás natural veicular, em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos (RJ).

Baixar arquivo