Brasil tem mais de 10 milhões de pessoas surdas, segundo o IBGE

Publicado em 07/07/2022 - 16:25 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O número de pessoas surdas, no Brasil, passa dos dez milhões, de acordo com o IBGE. Mesmo com a lei que determina o uso da Libras, Língua Brasileira de Sinais, essas pessoas ainda enfrentam muitas dificuldades para acessar serviços básicos do dia a dia, fornecidos por empresas, órgãos e entidades.

Pensando em formas de promover um espaço onde os surdos possam fazer reclamações, uma empresa de tecnologia desenvolveu o SOS Surdo. Um site, na internet, onde é possível registrar, de graça, a falta de acessibilidade. O diretor executivo da empresa, Cleber Santos, conta que a empatia fez com que desenvolvessem a ferramenta sossurdo.com.br

Tudo começou depois que um familiar do empresário quase perdeu a vida após uma forte reação alérgica a um medicamento. Isso porque a pessoa não conseguiu se comunicar durante um atendimento onde o médico usava máscaras, o que dificultou a leitura labial. Diante disso, Cleber Santos sentiu a necessidade de dar voz a essas pessoas, inclusive suporte jurídico para fazer cumprir a lei.

O empresário destaca, ainda, que a iniciativa é uma forma de contribuir para uma vivência mais equitativa para essas pessoas e que tem o sonho de ver os surdos tendo acesso a serviços simples do dia a dia.

Atualmente, a plataforma tem mais de duas mil denúncias. O setor que mais soma reclamações de falta de acessibilidade é o bancário, com 34% do total, seguido do setor público. Ainda há reclamações contra empresas, faculdades, serviços de televisão e telefonia e internet. Para fazer a reclamação, basta se cadastrar no site. Também é possível enviar um vídeo em Libras explicando o problema, além de anexar fotos e vídeos. Segundo Cleber Santos, algumas empresas acionadas acabam adaptando a comunicação, mas outras chegam a oferecer telefone para pessoas surdas ligarem, o que demonstra falta de preparo, de acordo com o empresário.

Em nota, a Febraban, Federação Brasileira de Bancos, informou que os bancos associados possuem ações para assegurar acessibilidade a pessoas com deficiência. Em relação aos surdos, a entidade informa que “atendentes são capacitados” em Libras. Além disso, a nota cita que mais de 80%  dos caixas eletrônicos do país possuem atendimento em braile e funcionalidades com voz.

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Segurança

Morre turista norte-americano baleado no Rio de Janeiro

Joseph Thomas estava hospedado na zona norte carioca quando foi baleado no último dia 09, quando acontecia um tiroteio entre milicianos e traficantes no Morro do Fubá, que fica naquela região.

Baixar arquivo
Geral

Polícia Civil investiga suspeitos de corrupção em Petrópolis

A Operação Clean cumpre 13 mandados de busca e apreensão em endereços ligados a funcionários da CPTRANS e de empresários. 

Baixar arquivo
Justiça

Operação Espelho Branco prende quadrilha de tráfico de drogas no Ceará

Ao todo, 60 policiais federais cumpriram nove mandados de busca e apreensão e outros seis mandados de prisão temporária. Os suspeitos tiveram bloqueio de contas e sequestro de imóveis de luxo em valores superiores a R$ 5 milhões.

Baixar arquivo
Geral

Chuva de meteoros poderá ser vista no Norte do país nesta sexta (12)

Quem quiser tentar observar o fenômeno esta noite, deve procurar um local escuro e, se possível, afastado das grandes cidades.

Baixar arquivo
Economia

Começa na segunda prazo para declarar imposto sobre propriedade rural

A declaração deve ser feita por qualquer pessoa física ou jurídica que seja titular do domínio útil.

Baixar arquivo
Geral

Morre frentista internado após explosão de carro com gás natural no RJ

Outras quatro pessoas ficaram feridas na explosão de um carro enquanto era abastecido com GNV, o gás natural veicular, em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos (RJ).

Baixar arquivo