Servidores de Araci (BA) são exonerados após casos de homofobia

Publicado em 21/07/2022 - 12:19 Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA)

Depois de denúncias envolvendo casos de homofobia na cidade de Araci, a 220 km de Salvador, quatro servidores foram exonerados da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte.

O caso tornou-se público e tomou as redes sociais da cidade baiana, após áudios gravados e prints de conversas com expressões homofóbicas atribuídos a funcionários que atuam tanto na prefeitura, quanto na secretaria Municipal, viralizarem.

Em textos e gravações, os servidores especulam sobre a vida sexual de outro colega de trabalho em tom jocoso e preconceituoso. Uma mulher chega a dar instruções a um colega para falar com a prefeita do município para não admitir outros homossexuais, pois diz que em todas as salas da secretaria já teriam muitos. Outro homem diz que contratou uma pessoa para prestar serviço, mas que ela seria homossexual, colocando a orientação sexual como fator negativo.

Com a repercussão, a gestão municipal de Araci, exonerou os quatro servidores identificados nas denúncias.  Em nota, a prefeitura informou que eles foram retirados de suas respectivas funções “pois suas falas e ações descumpriram os preceitos éticos da administração pública e que os fatos estão sendo averiguados''.

Em junho de 2019, o Supremo Tribunal Federal decidiu a favor da criminalização da homofobia, equiparando-a ao crime de Racismo, previsto em lei, até que o Congresso Nacional desenvolva uma legislação específica para a LGBTfobia, que é “discriminação por orientação sexual e identidade de gênero”, contemplando todos os segmentos da comunidade LGBTQIA+.

O advogado especialista em casos envolvendo discriminação, Thiago Viana, orienta e alerta para casos como este que ocorrem na esfera virtual. 

Casos como este ocorrido em Araci, podem ser denunciados nas delegacias especializadas dos municípios e também pelo Disque 100.

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Segurança

Força Nacional vai deixar as buscas por fugitivos em Mossoró

O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou que decidiu não prorrogar a permanência no Rio Grande do Norte da Força-tarefa, convocada em apoio à Polícia Federal. Com isso, os agentes serão desmobilizados e terão de retornar aos seus estados de origem.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Os lances iniciais variam entre R$ 1,5 mil; e mais de R$ 380 mil.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo