Operação resgata 337 pessoas de trabalho análogo à escravidão

Goiás e Minas Gerais tiveram os maiores números de casos, segundo MPF

Publicado em 28/07/2022 - 15:24 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Trezentos e trinta e sete trabalhadores que estavam em condições análogas à escravidão foram resgatados desde o dia 4 de julho pela Operação Resgate 2. Cinco eram crianças e adolescentes e 149 desses trabalhadores foram vítimas também de tráfico de pessoas.

A operação realizou 105 ações em 22 estados e no Distrito Federal e continua em andamento. Goiás e Minas Gerais tiveram os maiores números de casos. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (28), em Brasília, pelo Ministério Público Federal.

Do total, 304 trabalhadores estavam no campo, a maioria atuando com colheita em geral, cultivo de café e criação de bovinos.

Nas cidades, foram 27 trabalhadores resgatados. Um caso de destaque foi o de uma clínica de reabilitação em Minas Gerais, que obrigava 14 pessoas a fazerem e venderem artesanato, como explica o subsecretário de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho, Rômulo Machado.

Seis pessoas foram resgatadas de trabalho doméstico escravo em São Paulo, Pará, Pernambuco, Minas Gerais e duas mulheres na Paraíba, como contou o coordenador de combate ao trabalho escravo do Ministério Público do Trabalho, Italvar Medina.

Cada uma das vítimas recebeu três parcelas do seguro-desemprego especial para trabalhador resgatado.

Os empregadores foram notificados para acertar as contas e as verbas rescisórias somam até três milhões e 800 mil reais. Eles ainda podem responder a ações administrativas e criminais.

Edição: Paula de Castro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo