RJ registra mais de 34 mil denúncias de crimes contra mulheres em 2022

Publicado em 03/08/2022 - 15:08 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Os recentes casos de violência contra a mulher no Estado do Rio de Janeiro tem jogado luz sobre a urgência de um olhar atento das autoridades para esses crimes que, segundo dados do ISP, Instituto de Segurança Pública, aumentaram nos sete primeiros meses de 2022 em relação ao ano passado.

Um outro levantamento, realizado pela Subsecretaria de Comando e Controle da Polícia Militar, aponta que, só no primeiro semestre deste ano, o serviço 190, que recebe comunicação de crimes e pedidos de ajuda, atendeu, em média, sete ocorrências "por hora" referentes a casos de violência contra a mulher. Ao todo, foram mais de 34 mil ligações apenas para denunciar esses casos, o que representa o segundo motivo na lista total de acionamento do serviço.

A violência contra mulheres só perde para as reclamações sobre perturbação do trabalho ou sossego alheio, com mais de 41 mil ligações entre janeiro e junho. Em terceiro lugar, constam os crimes de ameaça, com cerca de 20 mil solicitações.

A tenente-coronel Cláudia Moraes, coordenadora estadual da Patrulha Maria da Penha, programa da PM que desde 2019 atua no enfrentamento à violência contra a mulher, disse que desde 2015 os crimes contra as mulheres sofreram uma disparada.

Outro dado que chama atenção das autoridades é o número de trotes ao 190. No período avaliado, o levantamento apontou como falsa uma em cada 10 ligações para o número da Polícia Militar, que deve ser acionado apenas em casos de necessidade imediata ou socorro rápido. Ou seja, uma média diária superior a 380 comunicações falsas de crimes no estado.

Ao todo, de janeiro a junho deste ano, o serviço recebeu quase 648 mil ligações e os casos de violência contra a mulheres representaram mais de 34% do total de chamadas.

Edição: Vitória Elizabeth / GT Passos

Últimas notícias
Direitos Humanos

Rio lança o "Ouvidoria Mulher" para vítimas de violência doméstica

O serviço, lançado nesta quarta-feira (10),  faz parte das ações do Ministério Público do Estado, para marca o mês de agosto, em que se comemora os 16 anos da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Geral

PF faz ação contra organização que fraudava planos de saúde no RJ

Os investigadores estimam que em cinco anos, a partir de 2014, a gestão de uma operadora de plano de saúde de servidores públicos causou um prejuízo da ordem de R$ 664 milhões.

Baixar arquivo
Geral

PF prende homem acusado de roubar bitcoins nos EUA

Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão; e um mandado de prisão preventiva na cidade de Imperatriz, sul do estado.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Lei em Salvador dará multa para quem intimidar mulheres na cidade

Ela estabelece sanções para quem cometer assédio contra mulheres, ou que as exponham publicamente a qualquer tipo de constrangimento, no âmbito da incidência, ou não, da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça aceita denúncia contra dona de asilo por maus-tratos

Vanessa da Silva Ferro de Souza é proprietária e administradora da casa de repouso para idosos Laço de Ouro, na zona oeste do Rio, onde um paciente da instituição morreu.

Baixar arquivo
Esportes

Etapa do Taiti define últimas vagas para Finals do Circuito de Surfe

Filipe Toledo, que lidera o ranking mundial, competirá na quarta bateria da primeira fase

Baixar arquivo