Mais de 10 milhões de pessoas têm deficiência auditiva no país

Dia 23 de setembro celebra o Dia Internacional da Linguagem de Sinais

Publicado em 23/09/2022 - 14:10 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Dia Internacional da Linguagem de Sinais, celebrado nesta sexta-feira, 23 de setembro, serve não apenas para reflexão dos desafios ainda enfrentados, mas também das conquistas já alcançadas pela comunidade surda brasileira.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mais de 10 milhões de pessoas têm deficiência auditiva no país.

A lei brasileira que reconhece a Libras, Língua Brasileira de Sinais, como meio legal de comunicação e expressão, completou 20 anos em 2022, mas a comunidade ainda enfrenta muitas dificuldades para acessar serviços básicos do dia a dia, fornecidos por empresas públicas e privadas.

Para Jhonatas Narciso, um dos intérpretes de Libras da EBC, a Empresa Brasil de Comunicação, a data é um marco importante para as mais de 70 milhões de pessoas com a deficiência em todo o mundo que usam uma das trezentas variantes diferentes da linguagem de sinais.

No município do Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes sancionou, em junho deste ano, a lei 7.391, que estabelece o ensino da Língua Brasileira de Sinais no currículo de todas as escolas da rede pública.

De acordo com a secretaria de Educação do Rio, cerca de 500 alunos surdos e deficientes auditivos estão matriculados na rede municipal de ensino.

Edição: Leila dos Santos / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Lei que criminaliza bullying prevê pena de até quatro anos de prisão

O objetivo da lei, sancionada este ano, é inibir essa prática nas escolas e, principalmente, no mundo virtual, onde o Brasil está no topo da lista nesse assunto. Menores de idade podem ser responsabilizados pela Vara da Infância e da Juventude.

Baixar arquivo
Geral

Brasil pede esforço para conter escalada de tensão no Oriente Médio

O governo brasileiro manifestou grave preocupação com os relatos de envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel. O comunicado pede que todas as partes envolvidas exerçam máxima contenção e chama a comunidade internacional para mobilizar esforços e evitar uma escalada.

Baixar arquivo
Internacional

Ruas de Israel amanhecem vazias após ataques do Irã

Domingo é o primeiro dia da semana de trabalho em Israel. Depois de uma madrugada em claro, acompanhando ao vivo os ataques, os israelenses acordaram com uma sensação ambígua: o alívio pelo bom funcionamento do sistema de defesa, mas também o temor do que está por vir.

Baixar arquivo
Política

Renegociação de dívidas e PEC das Drogas agitam o Senado

PEC das Drogas, renegociação de dívida dos estados, revisão do Código Civil, Imposto de Renda. A semana vai ser cheia no Senado.

Baixar arquivo
Internacional

Irã afirma que não pretende seguir com ataques contra Israel

O chefe das Forças Armadas iranianas, Mohammad Bagheri, indicou nesta manhã que o ataque contra Israel na noite de sábado "atingiu todos os seus objetivos" e que Teerã não tem "nenhuma intenção" de dar sequência à operação. 

Baixar arquivo
Saúde

Ficar sentado por muito tempo é um dos grandes vilões para o coração

Estudos recentes constatam a importância do movimento para a saúde cardiovascular. Idosos que ficaram sentados 30 minutos a menos, todos os dias, diminuíram a pressão arterial.

Baixar arquivo