logo Radioagência Nacional
Direitos Humanos

Sessão Azul: projeto que leva crianças autistas aos cinema é retomado

Baixar
Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional
25/10/2022 - 10:35
Rio de Janeiro

O projeto que leva crianças autistas ao cinema está de volta depois de uma parada de dois anos por causa da pandemia. E com a promessa de se expandir pelo país. É o Sessão Azul, programa criado a sete anos para promover a inclusão social desses pequenos e que chegou a ter salas de exibição adaptadas em vinte e seis cidades brasileiras.

Com a pandemia, esse número caiu para oito, mas a ideia é retomar o projeto a todo vapor e beneficiar o maior número possível de crianças autistas e suas famílias. No Brasil hoje são cerca de dois milhões de pessoas autistas, segundo dados do Centro de Prevenção e Controle de Doenças, dos Estados Unidos.

O gerente do projeto, Leonardo Cardoso, disse que são poucas as alternativas de lazer para pessoas com autismo e que o programa nasceu para tentar suprir essa ausência de espaços. Ele chama atenção para a necessidade do envolvimento de outras instituições para que funcione.

Ainda segundo Leonardo Cardoso, a escolha do filme a ser exibido é feita com a participação dos pais e também por meio de pesquisas. As sessões acontecem a cada dois meses nas cidades que participam do projeto, e a média de público é de 70 a 100 pessoas. As salas de cinema são ambientadas com meia-luz e som baixo.

Os filmes são dublados e ainda com legenda descritiva, libras e audiodescrição. Para conhecer o projeto, basta acessar https://www.sessaoazul.com.br/

 

x