Trabalhadores e pessoas em situação de vulnerabilidade social vão poder almoçar de graça nos três restaurantes populares da prefeitura do Rio de Janeiro a partir desta segunda-feira, 19, e até o dia 23 de dezembro. Os usuários voltam a pagar R$ 2,00 pela refeição no dia 26 de dezembro.
O café começou a ser servido de graça na quinta-feira e só voltará a ser cobrado, no valor de R$ 0,50, no próximo dia 30 de dezembro.
Segundo o secretário municipal de Trabalho e Renda, Alexandre Arraes, a medida é para celebrar as festas de fim de ano e dar oportunidade aos mais pobres de ter acesso a refeições com produtos natalinos, entre eles: rabanadas e o tradicional peru.
Os restaurantes populares funcionam de segunda a sexta-feira, das 6h às 15h. Somente no primeiro dia em que o café foi servido de graça, houve um aumento de 27% no número de usuários
De acordo om a secretaria de Trabalho e Renda do Rio, durante todo este ano, o restaurante popular de Campo Grande serviu uma média de 358 mil almoços e 100 mil cafés da manhã. No de Bangu foram 258 mil almoços e 66 mil cafés da manhã; e na unidade de Bonsucesso foram servidos 178 mil almoços e 88 mil refeições matinais.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Arte EBC Brasília (DF) 07/06/2024 - Arte Viva Maria
Arte EBC](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agencia Brasil São Paulo SP 23/06/202 Ato no MASP contra o Projeto de Lei (PL) 1.904/24, que equipara o aborto de gestação acima de 22 semanas ao homicídio. Foto Paulo Pinto/Agencia Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Azamat Sarsenbayev/Proibida reprodução A drone view shows emergency specialists working at the crash site of an Azerbaijan Airlines passenger plane near the city of Aktau, Kazakhstan December 25, 2024. Reuters/Azamat Sarsenbayev/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)