Brasil é o país que mais mata transexuais no mundo

Associação nacional diz que 131 pessoas trans foram mortas em 2022

Publicado em 27/01/2023 - 16:15 Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA)

Em relatório divulgado pela Antra, Associação Nacional de Travestis e Transexuais, o Brasil continua sendo campeão de desrespeito e violência com pessoas trans. Pelo décimo quarto ano seguido, somos o país que mais mata pessoas destes gêneros no mundo.

São 131 trans e travestis assassinados no país em 2022. No ranking de violência, o estado de Pernambuco é o mais perigoso para essa comunidade, totalizando 13 crimes no ano passado, seguido por São Paulo e Ceará, cada um com 11 registros de homicídios. Um número subnotificado, já que muitos estados não possuem sequer levantamento sobre LGBTQIAP+fobia.

Também  não existe nenhuma pesquisa nacional. Some-se  a isso a falta de um sistema de informação atualizado de classificação de gênero nas delegacias que atendem e investigam os casos. Por isso, mesmo os trabalhos de organizações não-governamentais para obter dados sobre violência contra transgêneros no Brasil, como a Antra, ainda são uma subnotificação da realidade.

A Delegada Cyntia Carvalho e Silva, titular da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa, ou por Orientação Sexual do Distrito Federal fala da importância da coleta correta de dados para uma melhor efetividade das políticas públicas voltadas para a população transgênero. 

O levantamento da Antra aponta que as práticas policiais e judiciais ainda se caracterizam pela falta de rigor na investigação, identificação e prisão dos suspeitos e, até mesmo, uma alienação em relação à diversidade de gêneros que hoje compõem a realidade brasileira. Essa postura faz com que muitos crimes não sejam investigados e julgados classificando a vítima  como transgênero.

A delegada Cyntia Carvalho e Silva sugere como solução a reciclagem dos profissionais para padronizar a classificação dos casos de violência contra a população trans.

Outro dado preocupante segundo o dossiê Assassinatos e Violências contra Travestis e Transexuais Brasileiras é que dos 131 assassinatos registrados no ano passado, foram identificados apenas 32 suspeitos.

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Meio Ambiente

Incêndios na Amazônia produziram 31,5 mi de toneladas de CO2

Os incêndios que queimaram quase 2,5 mi de hectares na Amazônia, entre junho e agosto deste ano, emitiram 31,5 mi de toneladas de gás carbônico na atmosfera. É quase o total de poluentes que um país como a Noruega leva um ano inteiro para emitir: 32,5 mi.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Água e máscara reforçada. Confira as dicas para se proteger da fumaça

Máscaras do tipo PFF2, ventilação adequada e aumento do consumo de água são algumas das recomendações da médica e presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia, Margareth Dalcomo, para enfrentar a fumaça que tomou conta de várias regiões do país nos últimos dias.

Baixar arquivo
Economia

Conab: produção de grãos deve aumentar mais de 8% na safra 2024/2025

O levantamento avaliou a produção de arroz, milho, soja, algodão e feijão. Todos com previsão de crescimento.

Baixar arquivo
Economia

Produtores colhem algodão orgânico na Paraíba

O algodão cultivado em Ingá (PB) é produzido pela agricultura familiar e quilombola. Com tecnologia e manejo sustentável, poderá receber - em breve - uma importante certificação internacional.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

AM: Rio Negro atinge 15,77 metros e praia da Ponta Negra é interditada

A interdição ocorre em resposta a seca, que afeta a capital e áreas ribeirinhas, com baixo nível do Rio Negro.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Rio terá plano de contingência para crise hídrica

O Rio de Janeiro vai ganhar um plano de contingência para enfrentar a crise hídrica que o estado enfrenta por conta da seca e das queimadas. O anúncio foi pelo próprio governador Claudio Castro.

Baixar arquivo