Mais de cinco mil indígenas do povo Yanomami passam fome

Publicado em 21/01/2023 - 11:44 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Após o Ministério da Saúde declarar emergência na situação dos povos indígenas Yanomami, o Presidente Lula viajou nesta manhã para Roraima, acompanhado de vários ministros. Eles visitaram o hospital indígena e a Casa de Apoio à Saúde Indígena, para ver de perto a situação da população Yanomami, principalmente das crianças.

A ida do presidente ao estado ocorre cinco dias após o início das visitas de equipes do Ministério da Saúde, que chegaram a Boa Vista na última segunda-feira, para avaliar a situação de saúde dos mais de 30 mil Yanomami, que vivem na Terra Indígena.

A situação é considerada grave e o Ministério da Saúde já declarou “Emergência em Saúde Pública de importância Nacional, em decorrência de desassistência à população Yanomami”. A pasta estima que, nos últimos quatro anos, 570 crianças Yanomami morreram de fome ou em decorrência de contaminação por mercúrio, por conta do garimpo ilegal. E mais de cinco mil estão desnutridas ou passam fome.

De acordo com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, as terras Yanomami, em Roraima, estão entre as que possuem maior área invadida por garimpeiros.

Também diante da situação, Lula assinou o decreto que cria o Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento à Desassistência Sanitária das Populações em Território Yanomami, composto por diversos ministérios.

Ainda em Boa Vista, Lula vai anunciar ações ministeriais, de emergência, para a população Yanomami.

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Com volta das chuvas, bairros voltam a alagar em Porto Alegre

De acordo com o Departamento Municipal de Águas e Esgoto, as estações de bombeamento dessas áreas não funcionaram plenamente, por isso a água permaneceu nesses locais.

Baixar arquivo
Geral

Rio Grande do Sul é o estado com mais idosos no Brasil

O estado tem apenas dois abrigos voltados para acolhimento de pessoas com mais de 60 afestadas pelas enchentes

Baixar arquivo
Geral

Governo do RS tem dez dias para explicar mudanças em código ambiental

O prazo foi dado pelo ministro do STF, Edson Fachin, que julga ação apresentada pelo Partido Verde, questionando alterações feitas pelo governo e pela Assembleia Legislativa do estado. De acordo com o PV, as mudanças no código tornaram as regras ambientais mais flexíveis. 

Baixar arquivo
Geral

Aulas voltam a ser suspensas em Porto Alegre nesta sexta-feira (24)

A decisão veio depois das fortes chuvas que caíram na capital do Rio Grande do Sul nesta quinta. A prefeito da cidade, Sebastião Melo, anunciou também o fechamento das comportas das barragens, para tentar regular a subida do nível dos rios e lagos. 

Baixar arquivo
Esportes

Copa do Brasil: Bahia joga contra Criciúma

Nesta quinta-feira, a bola rola também para Botafogo de Ribeirão Preto e Palmeiras; Cuiabá e Goiás; Ceará e CRB; São Paulo e Águia de Marabá.

Baixar arquivo
Saúde

Planos de Saúde não podem excluir pacientes com autismo

A decisão, em caráter liminar, é da Juíza Substituta da 1ª Vara Cível de Brasília. A medida ocorre após sucessivas denúncias de cancelamentos de forma unilateral por parte da Amil Assistência Médica Internacional e a Allcare Administradora de Benefícios

Baixar arquivo