Presidente Lula anuncia medidas emergenciais aos Yanomami em Roraima
![TV Brasil Presidente Lula visita comunidade yanomami](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Depois que agentes de saúde registraram a situação de desnutrição grave, adoecimento e mortes de crianças Yanomami, em Roraima, o Presidente Lula anunciou medidas emergenciais. Imagens que circulam nas redes sociais mostram crianças extremamente magras, como sinal de fome e desnutrição e outras doenças.
Em viagem emergencial a Boa Vista neste sábado, o presidente Lula chamou de “desumana” a situação da população que vive na maior reserva indígena do Brasil, a Terra Yanomami. Ele assumiu o compromisso de, com as medidas a serem tomadas, dar a dignidade merecida aos povos originários.
A visita também foi feita pela ministra dos povos indígenas, Sônia Guajajara, que destacou a emergência da situação.
Após a visita, o Ministro das Justiça, Flávio Dino, determinou a abertura de inquérito para que a Polícia Federal investigue a situação. Para Dino, “há fortes indícios de crime de genocídio”, que deve ser apurado, além de crimes ambientais.
Lula disse que uma das prioridades é o transporte para os indígenas se deslocarem entre a cidade e as comunidades onde vivem e que as equipes de saúde devem ir até essas pessoas. Além disso, o governo vai distribuir 5 mil cestas básicas, 200 latas de suplementos alimentar para crianças, além de itens hospitalares e medicamentos. As aeronaves que levarem os suprimentos, retornam à cidade com os indígenas que precisam de atendimento médico.
Também ao lado do presidente, a ministra da Saúde, Nisia Trindade, anunciou ações, como a chegada de equipes do SUS, a partir da próxima segunda-feira.
O presidente Lula também assumiu outro compromisso: o de combater o garimpo ilegal, sobretudo em terras indígenas.
O ministério da saúde estima que, nos últimos quatro anos, 570 crianças Yanomami morreram de fome, doenças preveníveis ou em decorrência de contaminação por mercúrio, por conta do garimpo ilegal. E mais de cinco mil estão desnutridas ou passam fome. De acordo com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, as terras Yanomami, em Roraima, estão entre as que possuem maior área invadida por garimpeiros.
O presidente esteve em Roraima ao lado de ministros, incluindo os que compõem o Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento à Desassistência Sanitária das Populações em Território Yanomami, criado em decreto nessa sexta-feira.
![MIR/Divulgação Ciganos. Foto: MIR/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 12/12/2024 - Sessão do Senado Federal deliberativa extraordinária. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Wilson Dias/Agência Brasil Brasília (DF), 11/12/2024 - A Comissão Mista de Orçamento se reúne para discutir e votar os relatórios setoriais apresentados à Lei Orçamentária Anual de 2025 (LOA 2025). Foto: Wilson Dias/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal JrAgência Brasil A cúpula menor, voltada para baixo, abriga o Plenário do Senado Federal. A cúpula maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal Jr./Agência Brasil/Arquivo 01/06/2023 - Brasília - Concessionárias registram queda na venda de carros usados depois da redução do IPI para veículos novos. Foto feita em 26 de Dezembro de 2008 Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil/Arquivo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Wenderson Araujo/Trilux Colheita de soja. Governo retoma Programa de Estoque Público de Alimentos. Foto: Wenderson Araujo/Trilux](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)