Um jornalista ou profissional de mídia foi assassinado a cada quatro dias em todo mundo, em 2022, segundo a Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura). Foram 86 profissionais mortos em todo o mundo no ano passado, um aumento em torno de 50% em relação ao ano de 2021.
Segundo o Observatório de Jornalistas Assassinados da Unesco, foram registrados em média 58 assassinatos por ano entre 2019 e 2021. Em relação ao ano de 2022, mais de 50% dos crimes ocorreram em países da América Latina e Caribe.
No Brasil foram três casos: o cearense Givanildo Oliveira, assassinado em Fortaleza (Ceará) em fevereiro; o inglês radicado no Brasil, Dom Philips, morto na Amazônia em junho passado; e o empresário e dono de jornal Luiz Carlos Gomes em Italva (Rio de Janeiro) em agosto.
O chefe da área de Liberdade de Expressão e Segurança de Jornalistas da Unesco, Guilherme Canela, chama atenção para o cenário em que as mortes ocorreram.
Além dos assassinatos, desaparecimentos forçados, sequestros, detenções arbitrárias, assédio e violência digital, principalmente contra mulheres, estão entre os crimes praticados contra os profissionais do setor de mídia e comunicação.
Para Canela, esses dados só reforçam a falta de espaços seguros para os jornalistas, para além do campo profissional.
Em 2018, a Unesco lançou a plataforma "Observatório de Jornalistas Assassinados", com o objetivo de listar as medidas tomadas para punir crimes cometidos contra profissionais da imprensa e coibir a impunidade, tendo como base as informações fornecidas pelo país no qual a morte foi cometida.
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 17/01/2025 – Leitos no Hospital Federal de Bonsucesso, na zona norte do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Brasília (DF), 03/11/2023, Prédio do Instituto Nacional do Seguro Social. Edfício sede do INSS. Fachada do INSS. Setor de autarquia sul Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 17/01/2025 - A](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil Guarulhos (SP) 13/08/2024 - São Paulo (SP) 13/08/2024 Avião da empresa VOEPASS decolando no aeroporto de Guarulhos Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo 11/04/2024 Prefeitura amplia a vacinação contra a Dengue, serão 471 UBS e AMAs, para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Fotos da vacinaçao na UBS do Cambuci. Foto Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio Carnaval 2024 - Sambódromo da Marquês de Sapucaí - 10/02/2024. Unidos de Padre Miguel - Foto: Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)