logo Radioagência Nacional
Direitos Humanos

Após uma semana de ação na Terra Yanomami, 40 balsas foram destruídas

Baixar
Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional
17/02/2023 - 16:06
Brasília

A ação integrada para combater o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami completou uma semana com a destruição de 40 balsas e a inutilização de uma embarcação, quatro aeronaves, um garimpo e equipamentos como barracas, veículo e trator esteira. 

Entre os dias 9 e 15 de fevereiro, mais de 11 toneladas de cassiterita, minério alvo dos garimpeiros irregulares, foram destruídas e outras 16 toneladas foram apreendidas.

A Operação Libertação ainda apreendeu quatro embarcações, 7 mil litros de combustível, alimentos, equipamentos de mineração, armas e celulares de não indígenas.

A iniciativa envolve cerca de 700 agentes da Polícia Federal, Ibama, Forças Armadas, Força Nacional de Segurança Pública e Funai. A operação conta com quatro bases de apoio operacional, 16 aeronaves, além de embarcações e veículos.

No campo humanitário, a nota da Polícia Federal informa que foram entregues mais de 105 toneladas de mantimentos e medicamentos e 5 mil e duzentas cestas básicas. O hospital de campanha montado pela Força Aérea Brasileira exclusivamente para os Yanomami, realizou 1.300 atendimentos.

x