Governo busca identificar meninas Yanomami grávidas

Publicado em 03/02/2023 - 21:25 Por Pedro Rafael Vilela - enviado especial da Agência Brasil - Boa Vista (RR)

O secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ariel de Castro, informou nesta sexta-feira (3) que o governo federal está buscando meios de localizar e identificar meninas yanomami que estão grávidas e teriam sido vítimas violência sexual cometida por garimpeiros, em Roraima.

Em entrevista à Rádio Nacional, o secretário explicou as medidas que estão sendo adotadas para que essas adolescentes sejam acolhidas por políticas públicas de saúde e assistência social. 

Nesta semana, Ariel de Castro informou ter recebido denúncias de que pelo menos 30 adolescentes yanomami estariam nessa situação. De acordo com o secretário, os relatos foram apresentados pelo Conselho Indígena de Roraima em reunião com comitiva do governo federal, na última segunda-feira, na sede do Distrito Especial Yanomami de Roraima, que fica na capital, Boa Vista.

Representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas e da Coordenação de Operações Emergenciais do Ministério da Saúde também participaram do encontro e estão acompanhando os casos.

Outros relatos obtidos pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, que enviou uma equipe a Roraima para acompanhar a crise sanitária, incluem ainda seis casos suspeitos de adoção irregular de crianças yanomami, sendo que dois desses processos estariam em andamento por famílias não indígenas. 

As denúncias das entidades apontam que os governos federal e estadual, e governos municipais, negligenciaram a proteção e a prestação de atendimento aos povos indígenas da região nos últimos anos, inclusive a vacinação de crianças e distribuição de alimentos.

Edição: Luiz Cláudio Ferreira (web)

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo