Sônia Guajajara diz que Estado é fundamental para segurança no Javari

Publicado em 27/02/2023 - 18:52 Por Raquel Mariano - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Representantes do governo federal se reuniram nesta segunda-feira (27), em Atalaia do Norte, no Amazonas, com representantes da Univaja, a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari, para avaliar a presença do estado na região.

Esse foi o local onde o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips foram assassinados em junho de 2022.

A Univaja solicitou ao governo a presença das forças de segurança em uma das maiores terras indígenas do Brasil.

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara falou sobre a importância da presença do Estado nessa região.

Participaram do encontro representantes do Ministério dos Povos Indígenas, Funai, Ibama, Secretaria de Saúde Indígena, Polícias Federal e Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança Pública, Ministério Público Federal e Ministério do Direitos Humanos.

Últimas notícias
Internacional

Essequibo: Mercosul e mais 4 países manifestam preocupação com caso

Assunto também entrou a pauta do Conselho de Segurança da ONU nesta sexta-feira. Essequibo é uma região da Guiana objeto de disputa com a Venezuela há mais de um século. Agora, Maduro quer anexar o território.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Eliminação dos combustíveis fósseis ainda em disputa na COP 28

O conteúdo do documento está em negociação entre os países, que devem apresentar a versão final no dia 12, quando acaba a Conferência.

Baixar arquivo
Saúde

Butantan inicia em 2024 testes pré-clínicos de vacina contra Zika

De acordo com os pesquisadores, o imunizante é composto pelo vírus inativado, uma plataforma considerada mais segura para aplicação em gestantes. Os testes pré-clínicos vão verificar a tolerabilidade e possíveis reações adversas.

Baixar arquivo
Segurança

SP: operação prende 24 pessoas em central telefônica acusada de golpes

De acordo com investigação da Polícia Civil de São Paulo, os golpistas se identificavam como funcionários de grandes empresas de telefonia e entravam em contato com comerciantes.

Baixar arquivo
Geral

Defesa Civil alerta que área sobre mina da Braskem continua afundando

O relatório aponta não haver estabilização do solo no bairro Mutange, em Maceió, e também há insegurança de prédios de bairros vizinhos. A principal recomendação é para que a população não transite na área desocupada. 

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro registra caso de dengue tipo 4 após cinco anos

A confirmação foi feita pela Secretaria de Estado de Saúde, e a vítima é uma mulher, de 45 anos, que mora na capital fluminense. A paciente apresentou os primeiros sintomas em 26 de novembro e segue em tratamento em casa.  

Baixar arquivo