Operação desmonta mais de 190 acampamentos clandestinos na TI Yanomami

Publicado em 10/03/2023 - 16:28 Por Gabriel Brum - Repórter Rádio Nacional - Brasília

A operação Omawe, de combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, já destruiu mais de 190 acampamentos clandestinos na região. A ação da Polícia Rodoviária Federal e do Ibama também inutilizou mais de 100 equipamentos, como balsas, geradores, motores e embarcações. Além disso, cerca de 19 mil quilos de cassiterita, minério extraído de forma ilegal pelos garimpeiros, foram apreendidos. O balanço foi divulgado pela PRF nesta sexta-feira (10).

O foco da operação, que foi batizada com o nome de um herói ancestral yanomami, é a retirada dos invasores e a inutilização de equipamentos usados na mineração ilegal de ouro e cassiterita.

Os agentes atuam também contra a cadeia logística do crime, e que envolve pontos de abastecimento de aeronaves e pistas de pouso clandestinas. As equipes ainda combatem o tráfico de drogas e armas. 

A Polícia Rodoviária Federal emprega na operação 85 agentes, viaturas terrestres e dois helicópteros. O Ibama usa outras três aeronaves e várias equipes de fiscais.

Um desafio é a insistência de parte dos criminosos. De acordo com a PRF, garimpeiros fazem incêndios na mata para confundir a fiscalização. Alguns grupos voltam aos acampamentos já destruídos, presumindo que os fiscais não vão retornar.

Edição: Bianca Paiva / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo