Choques e comida azeda: resgatados em vinícolas falam de maus-tratos

Trabalhadores baianos viveram em situação análoga à escravidão

Publicado em 01/03/2023 - 11:33 Por Lise Lobo - Repórter da Rádio Educadora de Salvador - Salvador

Trabalhadores baianos encontrados em situação análoga à escravidão no Rio Grande do Sul chegaram à Bahia. Eles foram acolhidos pelo governo do estado e pela Defensoria Pública. Uma das vítimas disse que maus-tratos, jornada de trabalho extensa, alimentação estragada e violência faziam parte da rotina. 

"A gente trabalhando, e eles falavam: 'vocês vão começar a trabalhar 4h até 22h. E que se vocês não conseguirem trabalhar, a hora vai render mais ainda. Vai ser pior pra vocês. (Falavam) bem assim com a gente. A gente trabalhando, daqui a pouco eles vinham com a comida e era comida azeda. E quando a gente falava alguma coisa, que que o café não dava para a gente, para a gente trabalhar, um (deles) vinha com uma arma de choque querendo dar choque na gente".

O grupo resgatado foi contratado por uma empresa terceirizada que oferecia os serviços dos trabalhadores às vinícolas de Bento Gonçalves. Nesta segunda-feira (27), 54 dos 197 trabalhadores baianos que foram expostos à atividades análogas à escravidão foram recebidos na sede da Defensoria Pública do estado, no bairro do Canela, em Salvador, e em estruturas dos municípios de Lauro de Freitas, Serrinha e Feira de Santana. Agora, está sendo feita uma ação articulada para acolher essas pessoas, como explica a defensora pública Cristina Ulm.

"Nós queremos fazer esse acolhimento, juntamente com os outros órgãos que estão aqui envolvidos nessa força-tarefa. Nós vamos identificar as demandas dos assistidos. Identificar essas vulnerabilidade deles. Seja em ações de saúde, seja nas questões de documentação que eles podem estar com dificuldade, ou terem perdido nessa situação, né? De ter se extraviado. E seja também nessa articulação junto com a SJDH - que eu acredito muito que, a gente trabalhando interligados, a gente pode beneficiar melhor o nosso assistido".

A ação foi coordenada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado, em conjunto com autoridades federais e municipais para garantir acesso à cuidados de saúde e à segurança dos trabalhadores.

A recolocação deles no mercado de trabalho e ações preventivas também serão desenvolvidas, de acordo com o secretário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, Felipe Freitas. 

"É uma iniciativa, junto à Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda, para que a gente possa recolocar essas pessoas no mercado de trabalho em condições de trabalho decente. Paralelamente à essas iniciativas, nós vamos reunir a Comissão Estadual pela Erradicação do Trabalho Escravo e nós vamos discutir com o Ministério Público Federal, Polícia Federal, Ministério dos Direitos Humanos, uma iniciativa, uma concertação nacional para que nós possamos desmontar essa rede de aliciadores. E o mais importante: desenvolver medidas preventivas para que casos como esse não voltem a acontecer".

Edição: Rádio Nacional / Nathália Mendes

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo