Pará teve 556 assassinatos de camponeses durante ditadura militar

Dado é de relatório final da Comissão da Verdade do estado

Publicado em 01/04/2023 - 17:20 Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília

59 anos após o golpe militar no país, mais um relatório que resgata a memória desse período violento da nossa história é divulgado. A Comissão Estadual da Verdade do Pará lançou, nessa sexta-feira (31), na Assembleia Legislativa do estado, seu relatório final.

O texto traz uma análise sobre a as violações de direitos humanos e liberdade ocorridas entre 1964 e 1988 no Pará.

A Comissão Estadual da Verdade do Pará foi criada em 2014. O deputado estadual Carlos Bordalo, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e da Comissão da Verdade, diz que os trabalhos precisaram ser interrompidos diversas vezes, pelas dificuldades encontradas e pela falta de apoio do governo do estado. Mas ressalta a importância do relatório.

Segundo o levantamento, o estado foi onde ocorreu o maior número de conflitos no campo: 805 conflitos agrários envolvendo 411 mil famílias, e o assassinato de 556 camponeses.

O relatório cita ainda a busca por mortos e desaparecidos ligados à Guerrilha do Araguaia, na região do Bico do Papaguaio, entre a divisa do Pará, Tocantins e Maranhão. O documento estima que 70 pessoas morreram. Até hoje, apenas dois restos mortais foram encontrados.

Dulce Rosa Rocque, de 80 anos, perseguida pela ditadura no Pará, diz que a luta pela democracia é diária.

No lançamento, ainda foram homenageados dois dos idealizadores da Comissão Estadual, que acabaram falecendo. Os militantes Egídio Sales Filho, que era o presidente da Comissão, e Paulo Fonteles Filho, o principal relator.

O Relatório prevê 23 recomendações, entre elas o reconhecimento e pedido oficial de perdão, pelo Governo do Pará, em função da sua responsabilidade pelas graves violações de direitos humanos na ditadura.

O relatório pede ainda que a Assembleia do Estado promova a devolução simbólica dos mandatos dos deputados estaduais cassados pelo golpe.

Além disso, sugere a criação de uma comissão estadual da verdade específica para os povos indígenas paraenses, para dar seguimento às investigações já iniciadas. O relatório completo pode ser encontrado no site da Comissão da Verdade do Pará.

Edição: Sheily Noleto/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Política

PF prende candidato a vereador foragido por atos golpistas de 8/1

A Polícia Federal prendeu, no sábado, o candidato a vereador Marcos Geleia Patriota, do partido Novo, que concorre ao cargo em Céu Azul, no Paraná.

Baixar arquivo
Geral

Inpe aponta que focos de incêndio caíram pela metade no país

De sexta para sábado, houve uma redução de 56%, passando de 5.500 para 2.400. Os dados são do Programa de Queimadas do Inpe, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Baixar arquivo
Saúde

Cidade de São Paulo está em alerta para índice de raios ultravioleta

Os paulistanos terão de redobrar o cuidado com a pele e evitar exposição ao Sol a partir da próxima quinta-feira, dia 19. Isso porque a cidade de São Paulo atingirá o IUV, Índice Ultravioleta 11, considerado extremo pela Organização Mundial da Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Comunidades isoladas por seca no Amazonas esperam por ajuda

Em estado de emergência, Manaus começa distribuir cestas básicas e kits para as famílias das comunidades dos rios Negro e Amazonas nesta segunda-feira (16). Nível do Rio Negro está quatro metros mais baixo que comparado com 2023, quando foi registrada a pior estiagem em 120 anos. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: De 5.569 municípios, só 103 podem ter 2º turno

103 municípios brasileiros podem ter segundo turno para a escolha de prefeitos nas eleições de outubro deste ano. Isso porque essas localidades contam com mais de 200 mil eleitores registrados, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Baixar arquivo