Em 2022, o Brasil teve 273 mortes violentas contra pessoas LGBTQI+. A sigla se refere às pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, trans, não binárias e demais dissidências sexuais e de gênero.
Os dados foram levantados pela ONG Observatório de Mortes e Violência contra LGBTQI+ e foram baseados em registros de casos relatados em reportagens online, notícias de redes sociais, portais, além de informações dos IMLs e das Secretarias de Segurança Pública.
Segundo o levantamento, do total de 273 mortes, 228 foram assassinatos, 30 suicídios e 15 mortes por outras causas.
De acordo com o fundador da ONG, Alexandre Bogas, embora o total de crimes de ódio tenha apresentado declínio em relação ao ano anterior, quando foram registradas 316 mortes, o Brasil continua campeão no ranking mundial desses crimes há 14 anos.
Dados preliminares de 2023, revelam que nos primeiros quatro meses do ano já foram registrados 80 assassinatos nesta população.
![Fotorech/Pixabay Foto de gestante - Mulher em gestação. Foto: Fotorech/Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Prefeitura de Beruri/Divulgaçã Beruri (AM) 02/10/2023 – Desabamento de barranco na comunidade do Arumã, próxima a Beruri, interior do Amazonas
Foto:Prefeitura de Beruri/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Ciro De Luca/Arquivo/Proibida reprodução FILE PHOTO: Pope Francis looks on during the Jubilee audience in Paul VI hall at the Vatican, February 1, 2025. Reuters/Ciro De Luca/Arquivo/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ricardo Stuckert/PR Angra do Reis (RJ), 17/02/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de retomada da indústria naval e offshore brasileira no âmbito do Programa de Renovação da Frota Naval do Sistema Petrobras. Terminal Marítimo Almirante Maximiano da Fonseca (Tebig) da Transpetro. Foto: Ricardo Stuckert/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 12/02/2025 - Incêndio atinge a fábrica de roupas Maximus Confecções, no bairro de Ramos, na zona norte do Rio de Janeiro. A instalação produz fantasias para o carnaval carioca. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Davi Pinheiro/Direitos reservados Trabalhador do campo usa pesticida e agrotóxico em plantação.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)